PUCRS inaugura em Viamão torre que abriga imagem de Nossa Senhora da Conceição

Local situado no Tecnopuc passou por revitalização e imagem da padroeira da cidade foi restaurada, em sua homenagem, para feriado municipal

09/12/2022 - 15h36
torre tecnopuc viamão

Revitalização da construção de 12 andares contou com melhorias estruturais e restauração da imagem de Nossa Senhora da Conceição / Foto: Giordano Toldo

A PUCRS inaugurou no Tecnopuc Viamão nesta quinta-feira, 8 de dezembro, a revitalização da torre que aloja a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. A manutenção contou com melhorias estruturais na construção de 12 andares e restauração da imagem – datada de 1955. Os prédios do parque construído na região metropolitana de Porto Alegre, foram inaugurados em 14 de março de 1954, e abrigavam o então Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, no estilo barroco rococó.  

A data escolhida para apresentar os reparos de preservação da imagem de Nossa Senhora da Conceição coincide com a sua data de celebração dentro do catolicismo. Em Viamão é feriado municipal em homenagem à padroeira, desde 1979. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é a segunda igreja mais antiga do estado do Rio Grande do Sul e a sede mais antiga da Arquidiocese de Porto Alegre, e foi construída em homenagem à santa em 1766. 

Desde a década de 50 não existem registros que sinalizam que a imagem da padroeira tenha sido recuperada. Para fazer a restauração se tornou necessária uma reforma completa da torre de sustentação. Outra mudança importante foi a substituição de um grande relógio de quatro faces que não estava em funcionamento, nem em condições de manutenção, pelos logotipos da PUCRS e Tecnopuc. O toque final nas melhorias foi a instalação de nova iluminação no local. 

Em seu discurso de inauguração, o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, destaco que a obra de revitalização é também o reconhecimento da PUCRS à história desta área hoje ocupada pelo Tecnopuc. “O grande Seminário de Viamão contribuiu de maneira decisiva na formação religiosa do clero ao longo de décadas e na formação acadêmica de milhares de pessoas que nestes bancos escolares abraçaram suas vocações. Resguardar este patrimônio é honrar a memória de todas as pessoas que por aqui passaram e deixaram indeléveis marcas”.    

História e estrutura do Tecnopuc Viamão 

O espaço no campus central, em Porto Alegre, estava próximo da sua capacidade máxima ainda em 2004 e a chegada à cidade da Região Metropolitana estava traçada no planejamento estratégico da PUCRS há algum tempo. Com a aquisição do terreno de 15 hectares, veio a transformação física das instalações construídas, que somam mais de 30 mil metros quadrados. As obras se intensificaram em 2012 até a inauguração oficial, no segundo semestre de 2013. Entretanto, mesmo antes da abertura do parque, o ambiente recebeu 11 incubadas. 

Com a vasta extensão do espaço, algumas medidas foram tomadas para encurtar as distâncias, como elevadores e amplos corredores para circular de patinete ou bicicleta. A edificação restaurada, junto com a imagem da padroeira de Viamão está localizada no centro do Tecnopuc, próximo às áreas de convivência. 

Tecna 

inauguração torre tecnopuc viamão

Evento de inauguração teve a presença do reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira / Foto: Giordano Toldo

O Tecnopuc Viamão virou cenário para o ambicioso complexo de indústria criativa, tanto com a revitalização dos prédios como a construção do Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul – o Tecna, projeto lançado em 2011. Sua estrutura completa foi inaugura em novembro de 2019, apresentando-se como um complexo de indústria criativa, criado para apoiar a produção audiovisual nacional e internacional.  

A história do Tecna se mistura com a necessidade de uma infraestrutura para fortalecer a cena gaúcha de cinema, documentários e outras modalidades, que estava perdendo volume de projetos para o eixo Rio-São Paulo pela falta de estrutura local. Assim, a PUCRS fez uma parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e a Fundação Cinema do Rio Grande do Sul (Fundacine) para oficializar a cedência de uma área para os criativos do mundo audiovisual, proporcionando um local, com equipamentos, estúdios e áreas devotadas à produção. 

Com uma infraestrutura de padrão e rigor internacional embarcada com tecnologia de ponta para o desenvolvimento da indústria audiovisual, o Tecna possui espaços para pré-produção, três estúdios e áreas de pós-produção, além das áreas de apoio (cozinha, camarins, salas de reuniões, entre outros).


Leia Mais Veja todas