30 de Setembro de 2020
  • Geral
  • 6 banner(s)

Vitória antecipada: 105 cidades do país vão ter um só candidato a prefeito

Em 105 cidades do Brasil, apenas um candidato disputará o cargo de prefeito nas urnas em novembro, tornando previsível o resultado das eleições. Isso porque, de acordo com a legislação, nessas situações, basta um voto válido para o político conquistar o cargo e ocupar a cadeira por quatro anos.

Incomum, a situação ocorre em diferentes partes do país. Neste ano, o maior número de municípios com candidato único está no Rio Grande do Sul (32), seguido por Minas Gerais (17) e Paraná (14). Em cinco estados, só há uma cidade nesta situação. Relacionadas

Mesmo com risco da pandemia, número de candidatos acima de 80 anos aumenta

Apesar de inconstitucional, 21 analfabetos se inscrevem para eleições 2020

Candidaturas negras aumentam e expõem desigualdade entre cargos e partidos

O Norte é a região do país com o menor número de candidatos únicos -três municípios em dois estados. Na outra ponta da balança, aparece a região Sul, com 48 cidades com esse perfil.

A maior parte das candidaturas únicas ocorrem em cidades pequenas, com menos de 10 mil habitantes. Entretanto, chama a atenção Pimenta Bueno (RO), com mais de 36 mil habitantes.

Por lá, o delegado aposentado Arismar Araujo de Lima (Patriota), 50, deve novamente ocupar o cargo de prefeito. O político assumiu o Executivo municipal em janeiro de 2019, após a ex-prefeita Juliana Roque (PSB) e o vice, Luiz Henrique Sanches Lima (PSB), serem cassados. Nas eleições suplementares, o delegado aposentado obteve 13 mil votos, o que corresponde a 83,26% do total.

Ao UOL, Lima se disse surpreso com a falta de oponentes no pleito. "Aqui há partidos de esquerda muito ativos, como o PT e PDT, e achei estranho não terem lançado candidatura própria."

Apesar da vitória antecipada, o político garante que vai fazer campanha, inclusive com propaganda. "É a época em que a gente se aproxima do eleitor. Mesmo sendo candidato único, vou fazer campanha", conta Lima, que é natural de Tocantins e reside em Rondônia há 15 anos.

Considerada Terra da Longevidade, Veranópolis (RS) também só tem um candidato a prefeito. Com isso, o médico cardiologista Waldemar de Carli (MDB), 67 anos, deve seguir no cargo.

Em 2008, ao tentar a reeleição, o político também já havia se deparado com falta de adversários ao pleito. Por isso não estranhou a situação desta vez. "A oposição até tinha dois pré-candidatos, mas não apresentaram candidaturas. Não sei o que aconteceu", afirma.

Sem alternância, um mesmo grupo político já está no poder na cidade há 20 anos. "Eu preferiria que houvesse oposição. A eleição se torna mais atrativa para a comunidade. Assim meio que perdeu a graça", diz o candidato.

"Nós já estávamos preparados [para ter outros candidatos]. A gente estava esperando dois adversários e fizemos todo o planejamento. Claro que ser candidato único facilita, eleição já é definida", completa.

Haroldo Alves Pio (DEM), candidato único em Santópolis do Aguapeí (SP)

Imagem: Divulgação Com pouco mais de 4.800 habitantes, Santópolis do Aguapeí (SP) está na mesma situação. O atual prefeito, Haroldo Alves Pio (DEM), 46, deve ficar mais quatro anos à frente do Executivo municipal.

Para o político, a falta de adversários é positiva por diminuir os custos de campanha e levar "tranquilidade" à cidade por conta da ausência de atritos entre candidatos. "Às vezes, o grupo que perdeu torce para quem venceu dar errado", diz.

"São várias as vantagens, mas eu não posso esconder que, com mais candidatos, é possível um debate de ideias. E o eleitor acaba fazendo a melhor escolha para ele", complementa Pio.

A ausência de adversários não é encarada como um problema para o cientista político e professor da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) Augusto de Oliveira. "Em municípios muito pequenos, a competição na política não é interessante. As pessoas se conhecem e têm vínculos mais próximos."

Para forasteiros, a situação pode ser vista com maus olhos. Entretanto, para quem vive nessas comunidades, o entendimento pode ser diferente, afirma o pesquisador.

"Não necessariamente, é sinal de problema democrático. Se tem vida política no município, liberdade de expressão, essa é uma situação que pode surgir normalmente na vida de um município pequeno. Chama a atenção, mas pode demonstrar não ser um problema, mas, sim, que a comunidade está resolvendo a disputa política sem recorrer ao processo eleitoral. Não é necessariamente um problema."