30 de Outubro de 2020
  • Jornal NH
  • Comunidade
  • P. 40
  • 70.00 cm/col

União reforçada por iniciativas atuais

Mobilização integra as ações do Go.GlobalX, programa de aceleração lançado em parceria com a Unisinos, Ufrgs, PUC/RS, Sebrae e Unicred e que recebe interessados até novembro

Desenvolver negócios inovadores com potencial de impacto global. Esse é o foco do programa Go.GlobalX, que foi lançado quarta-feira durante um evento transmitido on-line pelo YouTube. A iniciativa é uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Unicred e das universidades que compõem a Aliança para Inovação: Universidade Federal do RS (Ufrgs), Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC/ RS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), por meio de seus parques tecnológicos.

Conforme Susana Kakuta, diretora do Tecnosinos, o Go.GlobalX é inovador e arrojado por dois aspectos: reúne o sistema único de conhecimento acumulado nas instituições, bem como fomenta o empreendedorismo de inovação; e por acelerar, por meio de um conjunto diferenciado de instrumentos, a existência de startups que nascem com foco global. “É um grande sonho. Estamos focando na economia do conhecimento e na vontade de fazer diferente e de forma mais arrojada, criando um modelo que pode ser expansível.”

Mentorias
No programa, as equipes terão acesso a mentorias com profissionais vinculados aos parceiros dos ecossistemas de inovação e convidados. As equipes poderão utilizar espaços e serviços do programa para auxílio no desenvolvimento dos seus projetos.

O integrante do Comitê Estratégico da Aliança para a Inovação Jorge Audy destaca que se trata de um projeto ousado e que visa a preparar e viabilizar que empresas de pequeno e médio porte atuem em mercados competitivos globais, ampliando o crescimento e geração de resultados para startups do ecossistema gaúcho. Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, a ação é uma conversão de forças em estratégia única, especialmente em um momento desafiador, aproveitando oportunidades em meio das adversidades.

Temporada de ideias aberta

Pesquisadores com uma ideia que se encaixe no programa poderão realizar a inscrição até o fim de novembro pelo site bit. ly/GoGlobalx e conferir o edital. Na agenda estão lives para tratar de questões da ação. Dúvidas encaminhadas pelo e-mail goglobalx. startup@gmail.com.

Etapas envolvem ideação, validação, tração e escala

As ideias serão avaliadas por um comitê técnico, composto por profissionais dos parceiros envolvidos no programa e especialistas convidados. O processo de execução do programa envolve quatro etapas: ideação, validação, tração e escala. Até 80 ideias serão selecionadas para a primeira etapa. Para a segunda, 50 projetos irão adiante. Destes, 30 passam à fase de tração e 20 para a escala, momento de o negócio crescer, ultrapassando as fronteiras brasileiras.

Lançamento e mobilização

Participaram do lançamento do programa Geraldo Jotz, membro do Comitê Estratégico da Aliança para Inovação; Roberta Bussamara, diretora do Zenit, Parque Científico e Tecnológico da Ufrgs; Alsones Balestrin, integrante do Comitê Estratégico da Aliança para Inovação; Rafael Prikladnicki, gestor de Negócios e Relacionamento do Tecnopuc; Gustavo Moreira, gestor de Projetos de Inovação no Sebrae/RS; Luis Schuler, diretor de Produtos e Tecnologia da Unicred do Brasil; e Leandro Monteiro de Castro, gerente de Governança e Arquitetura de TI na Unicred do Brasil.