28 de Setembro de 2020
  • O Regional
  • Geral
  • 4 banner(s)

Torneio Empreendedor da PUCRS tem inscrições abertas até o dia 1 de outubro

Gratuito e aberto ao público, o evento online visa integrar a vivência de mercado com metodologias inovadoras

Pensar no amanhã é uma tarefa que exige abordagens plurais para um futuro cada vez mais complexo, em que competências empreendedoras já são um diferencial. Incentivar o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo de quem tem coragem para projetar novas soluções e negócios é o objetivo do Torneio Empreendedor 2020. A iniciativa é promovida pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação (Idear) da PUCRS e está com inscrições abertas até 1 de outubro neste link.

A partir de orientações e acompanhamento serão oferecidas estratégias específicas de acordo com a necessidade de cada participantes ou grupo. Para o coordenador do evento, Vicente Henrique Zanella, professor da Escola de Negócios da PUCRS e integrante do Idear, trata-se de uma oportunidade para ir além. “Queremos ajudar as pessoas a concretizar ideias, por isso a integração de diferentes propostas. O objetivo é que exista um desenvolvimento pessoal e também coletivo”, destaca.

O evento acontece nos dias 3, 15, 31 de outubro e 7 de novembro.

PREMIAÇÕES

Os cinco projetos vencedores do Torneio ganham um programa de mentoria Rocket, participação no programa de Modelagem de Negócios do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), o Startup Garage, e consultorias com a Agência Experimental de Engenharia de Software (Ages) e com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Ideia), ambos da Universidade.

Entre os cinco projetos melhores colocados será escolhido um vencedor, este será o que tiver desempenho superior entre os critérios estabelecidos para avaliação. Além dos prêmios referidos, a equipe ganhará até cinco inscrições para um evento online de inovação e empreendedorismo.

CRONOGRAMA

O Torneio Empreendedor busca integrar a vivência de mercado com metodologias inovadoras utilizadas na universidade. Confira a programação em quatro encontros online:

3/10 – Formação das equipes e definição da ideia: É o momento de pensar na sua ideia e o que você deseja entregar para a sociedade, lembrando que é possível participar sem ter uma ideia pronta. Posteriormente, existe um momento para formação dos grupos, reflexões, pensar metodologias para o desenvolvimento de competências e definição de papéis na equipe.

15/10 – Construção da solução e definição de mercado: Etapa designada para pensar no problema e consequentemente na solução. Muitos empreendedores e empreendedoras possuem dificuldades para estruturar e organizar o seu negócio antes de colocar em prática.

31/10 – Formatação do Pitch: Saber apresentar uma ideia, projeto ou negócio é fundamental. Essa apresentação rápida é chamada de Pitch, etapa final do Torneio Empreendedor. Portanto, nesse dia serão trabalhados conceitos e métodos para que você obtenha sucesso em comunicar o seu negócio.

7/11 – Banca final de apresentação: Nesse último dia serão feitas as apresentações e feedbacks para todos os participantes. As mentorias acontecerão em encontros individuais com especialistas para auxiliar no desenvolvimento dos projetos.