29 de Outubro de 2020
  • Jornal do Comércio
  • Geraçãoe.com
  • P. 6
  • 36.00 cm/col

Tecnologia de realidade virtual ajuda a acelerar as vendas

Sediada no parque tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), em Porto Alegre, a Emmber tem como principais clientes as incorporadoras comerciais e empresas de automóveis. Um dos produtos é o Prólogo, um aplicativo para smartphone e desktop que oferece fotos e vídeos em alta qualidade com diversas variações interativas para a experiência de compra.

A partir do software, os consumidores conseguem, por exemplo, fazer modificações no ambiente, como trocar cores e mudar objetos de lugar.

"Com isso, o cliente pode ter uma ideia da quantidade de materiais usada e o valor estipulado na obra", explica Bryan Peres, 26 anos, fundador da Emmber.

O serviço Horizon é voltado para as concessionárias ou empresas que vendem veículos. A partir do aplicativo, o comprador simula a aquisição de detalhes específicos para o veículo, customizando o automóvel, desde a parte externa até as luzes internas.

Bryan conta que começou a trabalhar na casa da avó, pois sempre se interessou por jogos. "Convidei uns amigos que estavam apenas estudando, mas entendiam do assunto de computação e criei um software que compilava imagem em tempo real."

A partir daí, não parou mais. Entrou no exército e fez cursos de Programação Web e de Games. "Sabia programar e mexer com essas coisas de computação, porém tinha que provar que sabia. Aí, o exército me ofereceu essa oportunidade", lembra ele.