29 de Outubro de 2020
  • Jornal VS
  • Geral
  • 6 banner(s)

Programa global busca fomentar o mercado de inovação

Susana Kakuta (com Adriano Xavier), do Parque Tecnológico São Leopoldo, que integra a Aliança para Inovação Foto: Tecnosinos/Divulgação Desenvolver negócios inovadores com potencial de impacto global. Esse é o foco do programa Go.GlobalX, que foi lançado ontem durante um evento transmitido on-line pelo Youtube. A iniciativa é uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Unicred e das universidades que compõem a Aliança para Inovação: Universidade Federal do RS (Ufrgs), Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC/RS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), por meio de seus parques tecnológicos.

Conforme Susana Kakuta, diretora do Tecnosinos, o Go.GlobalX é inovador e arrojado por dois aspectos: reúne o sistema único de conhecimento acumulado nas instituições, bem como fomenta o empreendedorismo de inovação; e por acelerar, por meio de um conjunto diferenciado de instrumentos, a existência de startups que nascem com foco global. "É um grande sonho. Estamos focando na economia do conhecimento e na vontade de fazer diferente e de forma mais arrojada, criando um modelo que pode ser expansível."

Mentorias

No programa, as equipes terão acesso a mentorias com profissionais vinculados aos parceiros dos ecossistemas de inovação e convidados, tanto do Brasil como do exterior. As equipes poderão utilizar espaços e serviços disponibilizados pelos parceiros do programa para auxílio no desenvolvimento dos seus projetos. O integrante do Comitê Estratégico da Aliança para a Inovação Jorge Audy destaca que se trata de um projeto ousado e que visa a preparar e viabilizar que empresas de pequeno e médio porte atuem em mercados competitivos globais, ampliando o crescimento e geração de resultados para startups do ecossistema gaúcho.

Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, a ação é uma conversão de forças em estratégia única, especialmente em um momento desafiador, aproveitando oportunidades em meio das adversidades. "Percebemos um grande potencial trazer a academia para perto das empresas. Esperamos que o programa perdure, visando o desenvolvimento sustentável do nosso Estado, que é o segundo com o maior número de startups." Etapas envolvem ideação, validação, tração e escala

As ideias serão avaliadas por um comitê técnico, composto por profissionais dos parceiros envolvidos no programa e especialistas convidados. De acordo com dados do Sebrae RS, o processo de execução do programa envolve quatro etapas: ideação, validação, tração e escala. Até 80 ideias serão selecionadas para a primeira etapa. Para a segunda, 50 projetos irão adiante. Destes, 30 passam à fase de tração - na qual a empresa já apresenta crescimento e desperta interesse de investidores e aceleradoras - e 20 para a escala, momento de o negócio crescer exponencialmente; nesse caso, ultrapassando as fronteiras brasileiras.

Lançamento e mobilização

Além de Susana, Audy e Godoy, participaram do lançamento do programa Geraldo Jotz, membro do Comitê Estratégico da Aliança para Inovação e Pró-Reitor de Inovação e Relações Institucionais da Ufrgs; Roberta Bussamara, diretora do Zenit, Parque Científico e Tecnológico da Ufrgs; Alsones Balestrin, integrante do Comitê Estratégico da Aliança para Inovação e Pró-Reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos; Rafael Prikladnicki, gestor de Negócios e Relacionamento do Parque Científico e Tecnológico da PUC/RS, o Tecnopuc; Gustavo Moreira, gestor de Projetos de Inovação no Sebrae/RS, Luis Schuler; diretor de Produtos e Tecnologia da Unicred do Brasil; e Leandro Monteiro de Castro, gerente de Governança e Arquitetura de TI na Unicred do Brasil.

Temporada de ideias está com inscrições abertas

A equipe da aceleração pelo futuro destaca que potenciais empreendedores e pesquisadores com uma ideia que se encaixe no programa poderão realizar a inscrição até o fim de novembro através do site http://bit.ly/GoGlobalx e conferir o edital. Na agenda estão lives (dias 9, 23 e 26 de novembro) para tratar de questões da ação. Dúvidas podem ser encaminhadas pelo goglobalx.startup@gmail.com.

TAGS: Aliança para a inovação iniciativa região

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Encontrou erro? Avise a redação. Nome:

E-mail:

Descrição do erro:

enviar