23 de Novembro de 2020
  • Segs
  • Geral
  • 5 banner(s)

Professor da PUCRS é contemplado em edital sobre Ciência de Dados para melhorar a saúde da mulher

Médico vai trabalhar em projeto que analisará aspectos variados no tratamento de desintoxicação para mulheres usuárias de cocaína e crack

O médico, professor da Escola de Medicina da PUCRS e pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer), Thiago Wendt Viola foi contemplado no edital Grand Challenges Explorations - Brasil: Ciência de Dados para melhorar a Saúde Materno Infantil, Saúde da Mulher e Saúde da Criança no Brasil. A chamada financiará propostas inovadoras que utilizem análises de bancos de dados e técnicas de machine learning para entender os principais fatores que impactam a saúde materno-infantil, a saúde das mulheres e das crianças no Brasil e propor soluções nessas áreas.

O projeto intitulado Fatores preditivos de resposta a tratamento oferecido pelo SUS para mulheres usuárias de cocaína-crack: análise epigenômica e de algoritmos de aprendizagem supervisionada, foi submetido ao tema Saúde da Mulher - Identificação de fatores associados ao consumo abusivo de álcool e outras drogas entre mulheres e seus impactos para desfechos de saúde. Este foi o único projeto gaúcho contemplado.

De acordo com o pesquisador, a pesquisa tem como objetivo identificar fatores clínicos, sociodemográficos, psicossociais, neurocognitivos e epigenômicos que possam predizer a resposta ao tratamento de desintoxicação ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para mulheres usuárias de cocaína-crack. Estes resultados podem diretamente auxiliar a orientação de políticas públicas e o desenvolvimento de métodos de prevenção e intervenção mais eficazes.

Além disso, utilizará da aplicação de métodos de inteligência artificial e aprendizagem supervisionada na análise de dados. Ainda, esta proposta inclui a criação de mecanismos de apoio para profissionais de saúde que trabalhem com a população-alvo estudada.

Conhecimento compartilhado

Os resultados gerados na pesquisa serão a base para o desenvolvimento de um curso de extensão on-line, que será direcionado para a divulgação dos dados visando aplicabilidade para os profissionais do SUS. "O curso visa multiplicar o conhecimento gerado para profissionais de saúde vinculados a serviços especializados no tratamento da dependência química, contribuindo para a formação e aprimoramento dos mesmos", adiciona o pesquisador.

O projeto é fruto da colaboração entre serviços de saúde, grupos de pesquisa nacionais e internacionais, que já desenvolvem projetos relacionados a problemas decorrentes do uso de cocaína-crack. Ao longo dos últimos 10 anos, a equipe do Laboratório de Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento (DNCL) da PUCRS, coordenado por Viola e pelo professor Rodrigo Grassi, realizou um amplo mapeamento e coletaram dados de usuário(a)s de cocaína-crack no Rio Grande do Sul.

Sobre o edital

Esta chamada conjunta do Grand Challenges Explorations, voltada exclusivamente e pela primeira vez a pesquisadores brasileiros, é resultado da parceria entre o Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e a Fundação Bill & Melinda Gates (FBMG). Esta chamada é parte da iniciativa criada pela Fundação Gates em 2010 e denominada Integração do Conhecimento em Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento Saudáveis (da sigla em inglês HBGDki).