16 de Setembro de 2020
  • GZH
  • Geral
  • 7 banner(s)

Por que cursar uma pós-graduação em situações de crise

Além de impulsionar a carreira, investir em conhecimento pode contribuir para identificar oportunidades e tomar decisões necessárias

Especialista em Inteligência Emocional, Daniel Goleman ministrou aulas em cinco cursos de pós-graduação do PUCRS OnlineBruno Todeschini / DivulgaçãoEm momentos de incerteza e imprevisibilidade é preciso refletir sobre onde faz sentido investir recursos - tempo, dinheiro e energia. Muitas vezes, as situações de crise (palavra grega que tem como significado "momento de tomar decisão") acabam apresentando oportunidades que não existiam até então. E, para identificá-las, é preciso estar preparado. Uma opção sempre válida é investir em conhecimento. Para quem já possui uma graduação e deseja impulsionar o avanço profissional, os cursos de pós-graduação podem ser instrumentos concretos.

- Cursar uma especialização ou um MBA certamente trará resultados que vão para além da carreira, uma vez que desenvolvem o indivíduo e o deixa mais bem preparado para realizar escolhas e tomar decisões necessárias nestes tempos de crise - reitera a diretora de Educação Continuada da PUCRS, Renata Bernardon.

Interação e aprendizagem facilitados

A PUCRS oferece um portfólio com mais de 60 opções de cursos, entre especialização e MBA, presenciais e online, em diversas áreas do conhecimento. Entre as pós-graduações presenciais é possível encontrar opções vão desde temáticas já tradicionais, com mais de 20 edições, até algumas inéditas e exclusivas na região Sul, como Arquitetura de Interiores, Building Information Modeling, Engenharia de Segurança de Barragens, Pâtisserie e Boulangerie, MBA em Gestão do Varejo e Estatística e Matemática Aplicadas.

Neste ano, o início das aulas presenciais foi postergado para outubro, e iniciará em um formato especialmente desenvolvido para o contexto atual, conforme explica a diretora:

- Organizamos um conjunto de recursos que garantem os objetivos de ensino e aprendizagem dos alunos, inclusive com disciplinas de forma síncrona, nos mesmos dias e horários que estavam previstas as aulas presenciais. Assim, a interação entre os colegas e professores, aspecto relevante de quem escolhe a modalidade presencial, está garantido, mesmo que de forma remota.

A universidade também conta com o PUCRS Online, em que as aulas acontecem 100% nesta modalidade e oferece a mesma qualidade do presencial. Em parceria com o UOL EdTech, uma das maiores empresa de tecnologia para educação do Brasil, além de professores renomados e profissionais reconhecidos pelo mercado, os cursos são uma experiência de aprendizagem e desenvolvimento única para o aluno, além de uma possibilidade de networking com profissionais de expressão nacional e internacional.

O contexto atual possibilitou a utilização destas tecnologias que permitem o ensino de forma remota/online no ensino e acabou desmistificando perfis de alunos e professores que ainda demonstravam alguma resistência.

- Foi possível viver uma nova realidade e ter a experiência de um novo contexto de ensino, de aprendizagem. Agora é possível fazer a escolha do que melhor se adapta ao seu contexto, à sua rotina, à sua realidade, enfim, aos recursos disponíveis - conclui Renata.

Pós-graduação e MBA 100% online, com a qualidade do presencial: conheça todos os cursos no site.

Conhecimento a favor da carreira

Segundo estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgados no ano passado, cada ano cursado de uma pós-graduação resulta em cerca de 40% a mais na renda mensal. Em cargos operacionais, a diferença salarial entre quem cursou uma pós-graduação e quem não cursou é de 25%; na diretoria, o salário de executivos com pós-graduação chega a ser 47% maior dos que têm somente diploma de Ensino Superior; já no cargo de analista, a diferença chega a 118% a mais no salário de quem tem mestrado ou doutorado. Logo, um investimento que dá retorno

- A busca pelo autodesenvolvimento gera um perfil mais competitivo em relação aos outros. Porém, mais do que ter o certificado, importa a forma como o conhecimento será utilizado a favor da carreira. Uma qualificação também possibilita conhecer mais pessoas e ter contato com outros conhecimentos, e isso potencializa e amplia as possibilidades de trabalho - contextualiza a diretora de Educação Continuada da PUCRS.

Os diferenciais da pós-graduação PUCRS

? Duas modalidades de cursos: presencial e online, que possibilitam que o aluno escolha a que melhor se encaixa em sua realidade.

? Modelo presencial especialmente pensado para o contexto da pandemia, com início das aulas confirmado para outubro.

? Opções de cursos 100% online com professores renomados e profissionais reconhecidos pelo mercado, com a mesma qualidade do presencial.

? Recursos que permitem a interação com colegas e professores e otimizam o conhecimento.

? Cursos em todas as áreas do conhecimento.

? Concluindo a pós-graduação, o profissional recebe o certificado emitido por uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina.

? Possibilidade de utilizar crédito educativo para realizar a sua pós-graduação, pagando 50% do valor das parcelas durante o curso e o restante após a conclusão.

Além disso, a PUCRS oferece uma série de desconto, de até 50%, para quem deseja investir na carreira. Saiba mais no site pucrs.br/pos.