29 de Outubro de 2020
  • Jornal do Comércio
  • Política
  • P. 18
  • 24.00 cm/col

Pesquisa revela percepção de servidores sobre a corrupção no trabalho

O Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Estado (Sintergs) divulgou pesquisa, nesta quarta-feira, 28 de outubro, Dia do Servidor Público, analisando a suscetibilidade da categoria à corrupção. O levantamento revelou que osservidores públicos de Ensino Superior são menos propensos a compactuar com atos ilícitos do que trabalhadores da iniciativa privada.

O estudo faz parte da dissertação de mestrado do psicólogo Felipe Vilanova, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pucrs, que serviu de base para o documento “Diretrizes para combate a corrupção”, apresentado pelo Sintergs. A partir de questionário com 366 servidores sindicalizados no Sintergs, 52,2% relataram já ter sofrido algum tipo de tentativa de suborno; 191 declararam já terem sido assediados com propostas - destes, 49,2% receberam oferta de presentes e 33% de propina.

Quanto ao engajamento em comportamentos corruptos, a média entre os servidores foi de 1,67 – em uma escala de um a nove. O indicador é uma média das respostas para cinco perguntas da pesquisa. Em estudo feito anteriormente pelo pesquisador Vilanova com pessoas da iniciativa privada, a média foi de 2,29 - 0,62, maior do que no serviço público. “A pesquisa evidencia a baixíssima tendência à corrupção por parte dos servidores gaúchos, o que contrapõe as narrativas construídas contra o funcionalismo”, diz o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros.