29 de Outubro de 2020
  • GZH
  • Geral
  • 3 banner(s)

Inscrição de voluntários para estudo com vacina chinesa no Hospital São Lucas não terá mais prazo limite

Instituição não definiu novo prazo para inclusão de novos participantes, que depende do Instituto Butantan

Foi prorrogado novamente o prazo para selecionar voluntários do estudo da vacina contra o coronavírus realizado no Hospital São Lucas da PUCRS. Inicialmente, o encerramento da seleção estava previsto para o fim do mês de outubro, mas a instituição optou por não mais colocar um limite para receber inscrições. Neste momento, o hospital aceita apenas profissionais de saúde como voluntáiros.

A imunização testada na PUCRS é a CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. O objetivo é observar a eficácia e a segurança das doses. Até quinta-feira (28), a instituição gaúcha tinha incluído 1.060 voluntários no estudo.

- A meta nacional do Instituto Butantan é de 13 mil pessoas. Nós já ultrapassamos o nosso objetivo e não existe uma nova meta. Vamos seguir incluindo voluntários enquanto houver interessados em participar -  informou o infectologista Fabiano Ramos, líder do estudo no Estado e chefe do Serviço de Infectologia do São Lucas.

Iniciada em agosto, a meta inicial da pesquisa era convocar 850 pessoas. Para contribuir com a meta geral da pesquisa no Brasil, o São Lucas mantém as inscrições abertas para profissionais da saúde com mais de 18 anos, incluindo idosos e pessoas que já tiveram covid-19 (veja os critérios abaixo). A conclusão do estudo está prevista para dezembro, mas pode sofrer alterações.

Interessados podem preencher o formulário disponível neste link e realizar o agendamento pelo telefone (51) 99929-8871.

Para participarCritérios de inclusão

Ser profissional da saúde e atuar em unidades especializadas em tratamento da covid-19
Ter mais de 18 anos
Critérios de exclusão