25 de Novembro de 2020
  • Zero Hora
  • P. 22
  • 96.00 cm/col

Formaturas têm de se reinventar na crise

Tradicionalmente marcadas para o final do ano, as formaturas ainda estão no rol de incertezas que a pandemia de coronavírus trouxe. Com uma série de indefinições e obstáculos, instituições e produtoras de eventos se desdobram para tornar esses momentos inesquecíveis mesmo com as atuais restrições. Do lado dos formandos, por muitas vezes, o sentimento é de frustração. Ao longo desse período, a saída encontrada para viabilizar esses eventos foi adaptá- los. Cerimônias e fotos ao ar livre, novos formatos, como drive-thru ou drive-in, redução de convidados e festas sem pista de dança fazem parte da nova realidade.

Sócio e diretor comercial da SP Produções, há 20 anos no mercado de formaturas, Romilso Prado ficou mais de sete meses parado. Na metade do ano, não conseguiu realizar nenhuma das 75 cerimônias previstas. O alento veio em meados de novembro, com a realização das primeiras quatro colações de grau presenciais durante a pandemia. Para sair do papel, a empresa familiar precisou construir um protocolo, validado pela universidade, por órgãos sanitários e pelas comissões de formatura.

- A turma de 50 formandos foi dividida em dois horários para permitir que cada um levasse oito convidados, que ficavam sentados em núcleos familiares com distanciamento de dois metros entre eles. No palco, os alunos ficavam de máscara e distantes - conta Prado.

Nessa linha, a PUCRS já adotou algumas cerimônias presenciais. De acordo com a instituição, para o semestre 2020/1, foram 25 formaturas realizadas, sendo 20 de forma remota. Depois da mudança no decreto municipal, que autorizou esse tipo de evento com restrições, ocorreram cinco cerimônias híbridas: duas delas só com os estudantes, decano, mestre de cerimônias, e três com a presença de um convidado. Todas tiveram transmissão ao vivo pelo YouTube.

Adaptação

O que alguns estudantes têm feito é buscar alternativas para marcar o fim da graduação. Roberta Leite, CEO da Labamba Assessoria e Produção de Eventos, conta que alguns fazem um ensaio de fotos junto às famílias em locais amplos e a céu aberto, por exemplo.

- Trazemos esse momento maior com as famílias para tentar suprir a colação - explica.

Rafaela Pavi Leal Piffer não queria participar da cerimônia online organizada pela Universidade La Salle, marcada para 26 de setembro. Mas no dia 18 do mesmo mês, recebeu uma visita inusitada em casa: o mascote da instituição bateu à porta para entregar o prêmio de destaque acadêmico à então formanda de Nutrição. A iniciativa sensibilizou Rafaela, que mudou de ideia, decidiu fazer parte da colação e ainda convenceu mais uma colega a participar:

- Foi muito legal. Superou as minhas expectativas. Até chorei.

Poucas semanas depois, houve mais um momento marcante: um drive-thru para entrega dos diplomas.

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que realizou três formaturas online desde o começo da pandemia. Mais uma estava prevista para a última sexta-feira. As projeções para as próximas cerimônias, informou a instituição, dependem do cenário em vigor.

Na Unisinos, as solenidades de formatura 2020/2 serão realizadas de forma online ou híbrida - com a presença apenas dos formandos e da mesa com transmissão para famílias pelo YouTube.

A UFRGS disse que tem realizado cerimônias por videoconferência com um formando presencialmente representando a turma ou presencialmente em pequenos grupos, como ocorreu com uma turma de Medicina, que teve seis cerimônias, com aproximadamente 12 formandos em cada.