29 de Setembro de 2020
  • Geral
  • 3 banner(s)

Feira do Livro de Porto Alegre anuncia o seu patrono: Jeferson Tenório

A revelação aconteceu em coletiva de imprensa on-line, na tarde desta terça-feira

Jeferson Tenório - Reprodução

Autor de 'O Beijo Na Parede', 'Estela Sem Deus' e do recém-lançado 'O Avesso da Pele', Jeferson Tenório é o patrono da edição de 2020 da Feira do Livro de Porto Alegre. O anúncio foi realizado na tarde desta terça-feira, 29, em coletiva de imprensa on-line.

Durante a live, o escritor afirmou ter ficado surpreso com o convite feito pela Câmara Rio-Grandense do Livro, através de seu presidente, Isatir Bottin Filho. "Quando o presidente da Câmara me ligou, eu não consegui entender direito. Mas fiquei muito feliz", contou.

Tenório afirmou que seu patronato colocará em destaque a formação de leitores. "A Feira não pode ser pensada apenas como um evento comercial, mas também de formador de leitores. Meu papel como patrono também se liga ao incentivo à área do ensino", fez questão de destacar.

O novo patrono diz que foi escolhido por conta do seu trabalho com a literatura, por ser professor e por ajudar a formar leitores. "Não fui escolhido pela cor da minha pele, por ser negro. Mas acho importante a mudança da ideia de que o patrono seria aquele senhor branco com uma certa idade", enfatizou.

Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Porto Alegre, Tenório é graduado em Letras pela Ufrgs e atua como professor na rede privada de ensino da capital gaúcha. Ele é mestre em Literaturas Luso-africanas, pela mesma universidade federal, além de doutorando em Teoria da Literatura na Pucrs.

A Feira do Livro de Porto Alegre deste ano será totalmente on-line, com realização de 30 de outubro a 15 de novembro, com atividades gratuitas. Haverá duas lives diárias, sempre às 18h e às 19h30, com conversas em torno da leitura com um ou dois escritores e um mediador convidado, escolhido de acordo com o tema.