Idear conquista Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

O Laboratório de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS recebe estudantes, professores e comunidade externa

21/05/2019 - 19h04
IDEAR, Empreendedorismo, Inovação, Ensino Superior

Coordenadora Naira Libermann recebeu o prêmio. Foto: Eduardo Rocha

O Idear – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS conquistou o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A premiação reconhece e divulga práticas educacionais de sucesso que fomentam o comportamento empreendedor nos alunos. A celebração, realizada em Porto Alegre no dia 20 de maio, homenageou iniciativas do Ensino Superior, Técnico, Médio e Fundamental. O Idear, que desenvolve a atitude empreendedora da comunidade universitária e promove o pensamento voltado para a solução de problemas através de palestras, cursos, consultorias e eventos, garantiu o título na categoria de Ensino Superior. O laboratório ainda disputa as etapas regionais e nacionais, em julho e agosto deste ano.

Mudança e impacto social em foco

Pensado para ser ponte entre o conhecimento adquirido em sala de aula e a execução de projetos que atendam às necessidades sociais, o Idear organiza ações como o Torneio Empreendedor, Mentorias de Projeto, Programa Rocket, disciplina Projeto Desafios, aulas no Metódo Exponencial e Método de Sala de Aula Invertida, além de palestras, eventos e workshops. Mais de 17.000 estudantes, professores e interessados da comunidade externa já receberam orientação na sala 210, no Living 360º (Prédio 15).

IDEAR, Inovação, Empreendedorismo, Naira, Ensino Superior, sebre, prêmio

São contempladas as categorias Ensino Fundamental, Médio, Superior e Técnico. Foto: Eduardo Rocha

Os resultados dos trabalhos desenvolvidos no laboratório influenciaram a coordenadora Naira Libermann a inscrever o espaço na competição. “Já obtivemos reconhecimento nacional em 2017, e seguimos evoluindo. É uma oportunidade de mostrarmos isso para o país”, comenta. De acordo com Naira, a conquista do Troféu Ouro evidencia o status de referência da PUCRS no relacionamento entre pedagogia e empreendedorismo. “O que realizamos é inédito e transversal. Educação empreendedora significa aprender a gerar benefícios para a sociedade. Para nós, o objetivo é formar cidadãos capazes de gerar transformações socais e econômicas”, reflete.

No concurso, são avaliadas as Características do Comportamento Empreendedor (CCE), como iniciativa, persistência, eficiência, risco calculado, planejamento sistemático, rede de contatos e independência. Também são consideradas a sustentabilidade, a adptabilidade a geração de valor das ideias. “Ganhar a etapa estadual significa muito, ficamos felizes. Demonstra que alcançamos essas premissas e que estamos realizando algo grande”, comemora a coordenadora. O IDEAR participa ainda das etapas regionais e nacionais, que acontecem em julho e agosto. Segundo Naira, o avanço na competição também proporciona o contato com Universidades de todo o território nacional. “Esperamos aprender bastante e divulgar o que estamos fazendo para o resto do Brasil. Nossa expectativa é a melhor possível”, torce.

IDEAR, inovação, empreendedorismo, sebrae, prêmio, competição

As etapas regional e nacional acontecem em julho e agosto. Foto: Eduardo Rocha

Prêmio Educação Empreendedora

O Prêmio tem origem no desejo do Sebrae de estimular as boas práticas empreendedoras nas instuições de ensino brasileiras. Apenas este ano, o concurso recebeu mais de mil inscrições. Para a organização, a homenagem permite disseminar a cultura do empreendedorismo nas diferentes fases do desenvolvimento acadêmico. O Service Learning, programa da PUCRS que une estudantes e investidores externos para auxiliar a comunidade, também foi homenageado, garantindo a terceira colocação na categoria Ensino Superior.