Hospital São Lucas testa vacina da dengue em voluntários

Instituição será a única do Sul do país a participar

Por: Redação HSL

26/07/2016 - 18h22

Aedes aegypti

O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) inicia, no dia 27 de julho, os testes que vão avaliar a eficácia da vacina contra a dengue desenvolvida em parceria entre o National Institutes of Health (Estados Unidos) e o Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O Centro de Pesquisa Clínica do HSL (CPC) será o único do Sul do país a participar do estudo, que envolverá 14 centros e 17 mil voluntários em todo o Brasil. O início dos trabalhos será marcado pela visita do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao HSL. O evento ocorrerá a partir das 10h.

A aplicação em dose única em humanos é a terceira e última fase de validação da vacina, que tem apresentado excelentes resultados em testes realizados em diferentes partes do mundo. Em Porto Alegre, serão recrutadas cerca de mil pessoas, que passarão pela triagem da equipe responsável e serão acompanhadas por cinco anos. Os voluntários devem ser saudáveis e possuir entre 18 e 59 anos, exceto gestantes. Para participar é necessário realizar agendamento através do telefone (51) 3320-3000, ramal 2031.

O estudo no HSL é coordenado pela pesquisadora do Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB) e professora Cristina Bonorino, tendo como responsável clínico o chefe do Serviço de Infectologia do Hospital, Fabiano Ramos. Além dos testes em voluntários, iguais aos realizados no restante do país, Porto Alegre participará de uma pesquisa sobre a resposta imune que a vacina gera no organismo, avaliando quais mecanismos imunológicos são acionados para gerar memória.

Essa segunda análise será única no país e ocorrerá nos laboratórios de Imunologia Celular, do IPB, e de Imunologia do Estresse, da Faculdade de Biociências da PUCRS. O grupo de pesquisa liderado por Cristina, com quase duas décadas de atuação, é reconhecido nacionalmente no estudo de respostas imunes a vírus e tumores e, por essa razão, conduzirá essa investigação.

A escolha do HSL e da PUCRS para integrar o projeto demonstra a relevância das instituições no cenário brasileiro. “É um reconhecimento da comunidade científica pela qualidade do trabalho desenvolvido na PUCRS em imunologia, bem como pela excelência das instalações e experiência do CPC para a condução de estudos clínicos”, destaca Cristina.