Hospital São Lucas busca por doadores de todos os tipos sanguíneos

Reservas do Banco de Sangue contam com pouco suprimento

27/03/2020 - 14h21
Doação de Sangue no HSL

Foto: Bruno Todeschini

O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) solicita doações de todos os tipos sanguíneos com urgência para os estoques do Banco de Sangue. Cada doador pode ajudar a salvar até quatro vidas, além de mudar histórias de famílias inteiras. 

Para prevenir a proliferação do coronavírus (Covid-19), cuidados extras com a higienização dos ambientes e a segurança para a coleta foram tomados. Por isso, todos os doadores devem agendar um horário para realizar a coletapelo telefone (51) 3320-3455 ou pelo WhatsApp (51) 98503-9958. Dessa forma, o serviço evitará aglomerações. 

As doações serão realizadas no segundo andar do HSL, no próprio banco de sangue (Av. Ipiranga, 6.690 – Porto Alegre), nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 18h30min; às quartas-feiras, das 8h30 às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h (exceções nos feriados). Mais informações pelo site. 

Confira como ajudar

Para doar é preciso cumprir algumas exigências: 

  • Idade: ter de 16 a 69 anos. Menores de 18 só podem participar com autorização do responsável e, maiores de 60, se já tiverem realizado doações antes. 
  • Peso: é essencial ter, no mínimo, 50 quilos e um bom estado de saúde.
  • Alimentação: o doador não pode estar em jejum e nem ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
  • Documentos: no momento da doação, é necessária a apresentação de carteira de identidade (RG) ou documento com foto, como a carteira nacional de habilitação (CNH).
  • Perfis de doadores: homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três. Deve ser respeitado o limite anual de quatro doações (homens) e três doações (mulheres).
  • Tatuagens: doadores com novas tatuagens devem aguardar 12 meses para fazer a próxima doação. 

Leia Mais Veja todas