Haitianos concluem curso de português da PUCRS

30 imigrantes receberam o diploma no último sábado, 27 de maio

29/05/2017 - 15h17

Fotos: Júlia de Almeida Aguiar/PUCRS

O sonho de ter boas condições de vida no Brasil é o que os imigrantes haitianos que participam do curso Português para Imigrantes e Refugiados têm em comum. A formatura da primeira turma ocorreu no último sábado, 27 de maio, na Paróquia Santa Clara, no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Durante a manhã, a decana associada da Escola de Humanidades da PUCRS Regina Kohlrausch, a professora do curso de Letras Cristina Perna e a doutoranda do curso de Letras Graziela Andrighetti entregaram os certificados aos 30 alunos e cantaram músicas em português com a turma.

Curso de Português para Imigrantes, Imigrantes, Haiti

A professora Graziela auxilia Mitrael na leitura.

No início da aula, os haitianos foram convidados a lerem textos produzidos no encontro anterior sobre quem são. Entre os relatos, o desejo de conseguir um trabalho foi unânime. Mitrael Similien complementou: “Também quero arranjar uma namorada”, disse, arrancando risos de todos. Ele chegou ao Brasil há 10 meses e está empregado como jardineiro na Capital, mas já trabalhou em Tramandaí e Xangri-lá. Sobre o curso, conta que aprendeu a falar melhor português. “Agora sei me apresentar, apresentar minha família e oferecer o meu trabalho”, explicou. Quando questionado sobre a possibilidade de voltar ao Haiti, ele disse que não tem esperanças, pois a passagem é muito cara.

Curso de Português para Imigrantes, Imigrantes, Haiti

Dalvimar conta sua história para a turma.

Dalvimar Délier está no Brasil há dois anos. Ele relembra seu primeiro trabalho no país: “Lavava louça em um restaurante aqui em Porto Alegre e fui mandado embora depois de três meses, mas em seguida consegui um serviço na construção civil. Fiquei 16 meses e me mandaram embora há pouco”. Agora, ele está desempregado e preocupado com a situação. “Eu faço qualquer coisa que acho, limpeza, construção civil, qualquer coisa mesmo”, desabafou. Dalvimar disse que a situação está difícil e que é complicado encontrar pessoas que ajudam, mas comenta que o curso foi essencial. “As aulas são muito importantes para eu aprender a falar português”, ressaltou.

Curso de Português para Imigrantes, Imigrantes, Haiti

Neltha mostra o seu diploma.

A aluna Neltha Belerius trabalhava como comerciante no Haiti até conseguir juntar dinheiro e vir para o Brasil, há dois anos. Ela comentou que aprendeu muito no curso, mas que quer aprimorar ainda mais seu português. Atualmente não está empregada, mas já fez limpeza e está procurando locais para trabalhar. “Eu quero trabalhar para trazer minha família para cá. Ficaram no Haiti minha filha e meu filho com a minha mãe. Ele tem 12 anos e ela tem 7 anos. A minha esperança é trazer eles para cá. Não quero voltar para lá. Eu sou feliz aqui, e gosto do Brasil”, finaliza.

O curso é uma parceria da PUCRS com a Paróquia Santa Clara, onde ocorreram as aulas, e a Cáritas Arquidiocesana de Porto Alegre. A segunda edição ocorrerá em agosto. A Universidade também oferece um serviço de assistência jurídica gratuita para imigrantes no Sajug, prédio 8 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).