Guia educacional ajuda a lidar com a saúde mental de adolescentes e jovens

Publicação da Rede Marista foi elaborada por uma equipe multidisciplinar de forma didática e pedagógica

14/09/2020 - 16h41

Guia educacional ajuda a lidar com a saúde mental de adolescentes e jovens A educação tem papel fundamental na formação das pessoas, tanto em aspectos técnicos, quanto emocionais, psicológicos e mentais. O guia Saúde mental de adolescentes e jovens em contextos educativos: relações de cuidado humano foi pensado e projetado buscando coerência com o que propõe. O objetivo é apresentar um olhar informativo e interventivo, dedicado ao cuidado com a vida de adolescentes e jovens que possam se sentir impactados e impactadas pelo contexto contemporâneo.  

A saúde mental ainda é um tema tabu para grande parte da sociedade. Saber lidar com situações de transtornos depressivos, ansiedade e adoecimento mental é um desafio. O guia apresenta uma construção didático-pedagógica para que pessoas das áreas da educação ou que atuam com adolescentes e jovens, em diferentes realidades, possam somar esforços em redes de apoio e de cuidado. 

Leia também: Pesquisa analisa impacto traumático da Covid-19 na população brasileira

Sobre a construção do guia 

“Essa publicação surge a partir das pesquisas e ações realizadas com jovens. A análise do fenômeno social, somada às proposições de gestores e colaboradores dos empreendimentos maristas, evidenciavam que a contribuição de um subsídio com tom informativo e empático ofereceria mais segurança na tomada de decisões às pessoas que atuam em contextos juvenis”, explica a coordenadora do Observatório Juventudes, Patrícia Teixeira  

A elaboração do material foi feita por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da psiquiatria, psicologia, psicopedagogia e pedagogia. A organização geral do documento foi realizada pelo Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, com o apoio de profissionais da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente, Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista  e Núcleo de Apoio Psicossocial da PUCRS.   

Cuidados em tempos de isolamento social    

O guia está dividido em cinco eixos temáticos que abordam propostas de forma informativa e interventiva. O eixo número quatro apresenta reflexões sobre como a pandemia está impactando na saúde mental.   

Em uma situação de crise, as pessoas reagem de formas diferentes. Algumas se sentirão sobrecarregadas, confusas, desorientadas, amedrontadas, ansiosas, anestesiadas ou insensíveis. Entre os aspectos apresentados pelo guia, a proposta é que, como sociedade, seja possível olhar para as novas gerações, criando redes de apoio, entendendo a condição humana e buscando a empatia, a solidariedade e a compaixão para o cuidado com a saúde mental.   

Leia também: Cuidados com a saúde mental em tempos de isolamento social

Setembro amarelo  

Máscaras personalizadas reforçam a campanha de valorização da vida

Máscaras personalizadas reforçam a campanha de valorização da vida

Além do lançamento do guia, a Rede Marista também apoia outras iniciativas relacionadas a valorização da vida, em especial no mês de setembro, quando diferentes iniciativas são realizadas como uma forma de prevenir o suicídio. Entre as principais ações, estão: o apoio a campanha do Centro de Valorização da Vida (CVV) com a divulgação dos canais de contato da instituição em nossos espaços de missão. 

Como uma forma de trazer uma mensagem de reflexão sobre essa temática, o episódio 98 do Minuto Farol de Esperança apresenta aspectos importantes sobre saúde mental relacionando corpo, mente e espírito. Confira o áudio aqui.   

Na Ilha Grande dos Marinheiros, as educandas e animadoras da Pastoral Juvenil Marista (PJM) do Centro Social Marista Aparecida das Águas conversaram com os colegas sobre a campanha Setembro Amarelo, durante a entrega de cestas básicas realizada na Escola Marista Tia Jussara. As educandas Tainá Popioleki e Mônica Brasil distribuíram máscaras personalizadas e a violeta marista, que mudou de cor este mês buscando sensibilizar a comunidade para a valorização da vida. 

Além disso, a instituição também promove, ao longo do mês, webinars e podcasts para tratar da temática com os colaboradores maristas. 

Quero saber mais 

Se houver interesse em formações sobre o assunto entre em contato com o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista pelo e-mail: [email protected].


Leia Mais Veja todas