Está difícil decidir? Conheça a graduação combinada em Saúde

Saiba como funciona a graduação combinada em Saúde, modalidade que permite estudar dois cursos ao mesmo tempo, ou de forma consecutiva

02/06/2023 - 11h40
graduações combinadas

Foto: Bruno Todeschini

Se você busca uma carreira comprometida com a saúde e com o bem-estar da sociedade, mas ainda não decidiu qual curso de graduação escolher, este artigo é para você. Sabia que é possível fazer uma formação dupla e personalizada na área da saúde? É o caso da graduação combinada em saúde, que permite que você estude dois cursos ao mesmo tempo, ou um após o outro, conquistando diploma em duas áreas de atuação. 

Mas não são todas as universidades que oferecem esse tipo de programa. Na PUCRS, universidade referência no Brasil e na América Latina, você pode fazer graduação combinada dos cursos: 

  • Fisioterapia e Educação Física 
  • Biomedicina e Farmácia 

Assim, você conquista uma formação dupla e personalizada, levando bem menos tempo do que se fosse fazer uma graduação após a outra. 

Graduação combinada: Educação Física e Fisioterapia 

Educação Física e Fisioterapia têm regulações distintas, porém são profissões com muito em comum entre si, começando pelo foco de atuação: o movimento humano em todas as suas dimensões. Aliadas, as áreas são essenciais para garantir a qualidade de vida das pessoas, considerando os processos de recuperação, reabilitação e também a promoção de um estilo de vida saudável para a população. 

Ao estudar Educação Física e Fisioterapia, o/a aluno/a adquire uma maior compreensão dos processos que envolvem a transição entre as ações do/a fisioterapeuta e do/a educador/a físico no que tange à promoção da saúde e à reabilitação do movimento humano. Assim, o/a profissional consegue trabalhar de forma integral todas as necessidades das pessoas. 

Graduação combinada: Biomedicina e Farmácia 

Já quanto à combinação Biomedicina e Farmácia, ambas são graduações que preparam profissionais para atuar na pesquisa e desenvolvimento de análises clínicas, toxicológicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas. Aliadas, as áreas são fundamentais para a qualidade de vida das pessoas, auxiliando em processos de apoio diagnóstico laboratorial e por imagem, apoio terapêutico, fundamentais na prevenção, promoção, recuperação da saúde em todo o ciclo vital do indivíduo.  

Ainda, para o/a egresso/a do curso de Biomedicina, cursar Farmácia representa a possibilidade de ampliar o campo de atuação profissional, pois apenas pessoas diplomadas em Farmácia podem ser responsáveis por estabelecimentos que vendem medicamentos. 

Como funciona a graduação combinada na prática? 

A graduação combinada da PUCRS funciona de forma bastante simples, combinando duas graduações para agilizar a formação do estudante. Ao escolher cursar uma das graduações citadas acima, o/a aluno/a pode aproveitar disciplinas de um curso para o outro. 

Por exemplo: se você é estudante de Fisioterapia, você pode começar a cursar Educação Física sem precisar fazer um novo vestibular ou cursar novamente disciplinas que os dois cursos têm em comum. Além disso, as disciplinas cursadas na primeira graduação podem ser usadas como créditos de disciplinas eletivas – reduzindo ainda mais o tempo da sua segunda graduação. 

Ao optar por cursar a sua graduação na PUCRS, o/a aluno/a tem a possibilidade de construir a sua própria trajetória acadêmica, qualificando-se concomitantemente nas duas áreas de interesse. 

Além de potencializar o processo de aprendizagem, essa modalidade exclusiva de graduação permite a possibilidade de conquistar uma formação profissional mais ampla, multidisciplinar e integral. 

Por que fazer uma graduação combinada? 

graduações combinadas

Fotos: Bruno Todeschini

Quando falamos da área da saúde, somar conhecimentos é algo fundamental. Conforme define a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Assim, ao estudar os cuidados com a saúde da população de forma integrada, o/a aluno/a é capaz de obter uma compreensão mais ampla e integral do ser humano e sua situação no momento do atendimento. 

Além disso, cursar duas graduações permite que você conquiste um amplo espectro de atuação profissional, aumentando as suas chances de empregabilidade antes mesmo de se formar. 

Vantagens de fazer uma graduação combinada em saúde: 

  • Fazer duas graduações de forma simultânea e/ou complementar 
  • Construir uma trajetória acadêmica e profissional única, que tem a sua cara 
  • Conquistar uma dupla diplomação em saúde 
  • Desenvolver mais habilidades técnicas 
  • Se tornar um/uma profissional duplamente qualificado/a 
  • Garantir mais oportunidades no mercado de trabalho 
  • Não precisar fazer um novo vestibular, garantindo o acesso ao segundo curso por meio de um processo simplificado da PUCRS 
  • Economizar para fazer a segunda graduação na PUCRS 

Leia também: 

Conheça a Escola de Ciências da Saúde e da Vida 

Criada com a finalidade de aproximar diferentes saberes na área da Saúde, a Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS é um espaço interdisciplinar voltado para o ensino, pesquisa e extensão. Tamanha colaboração é resultado da união de 12 cursos de graduação na área. São eles: 

  • Biomedicina 
  • Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura 
  • Educação Física – Bacharelado e Licenciatura 
  • Enfermagem 
  • Farmácia 
  • Fisioterapia 
  • Gastronomia 
  • Nutrição 
  • Odontologia 
  • Psicologia 

Com uma estrutura completa composta por laboratórios modernos, espaços para aulas práticas e até mesmo um Parque Esportivo completo, a Escola permite uma total integração entre cursos, agregando ainda mais valor à formação de novos profissionais para a sociedade.  

Ao escolher por uma dupla diplomação em saúde, você opta por agregar ainda mais valor à sua formação e ao seu currículo, tornando-se um/uma profissional duplamente qualificado/a para cuidar da saúde e do bem-estar da sociedade. 

Ficou com interesse em cursar uma dupla diplomação em saúde? Entre em contato com a Escola de Ciências da Saúde e da Vida e tire as suas dúvidas:

Av. Ipiranga, 6681 

Prédio 81 – 6º andar – sala 603 

Horário: de segunda a sexta das 8h às 18h 

Telefone: (51) 3320.3683 

E-mail: [email protected] 

Website: https://www.pucrs.br/saude 

ESTUDE NA PUCRS AINDA EM 2023

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por PUCRS (@pucrs)


Leia Mais Veja todas