Comunicação Empresarial: novo curso da PUCRS está alinhado com o futuro do trabalho

O curso, que apresenta abordagem inédita no Brasil, está com inscrições abertas no Vestibular de Verão

09/11/2021 - 10h04
Gestão empresarial

Novo curso garante uma experiência multidisciplinar, percorrendo áreas de Negócios e Direito./Foto: Pexels

A pandemia de Covid-19 demonstrou a necessidade de que organizações reestruturassem processos e dinâmicas de trabalho, o que, sem dúvidas, demanda profissionais ainda mais qualificados para a gestão da comunicação. Surgem novos desafios no campo da reputação, da sustentabilidade e do relacionamento com públicos estratégicos. Compliance, fatores ESG e employer branding, por exemplo, são conceitos que demonstram a dinamicidade e a necessidade de constante atualização a quem deseja atuar com comunicação em organizações. A partir desse cenário, a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUCRS, lança um novo curso superior em Comunicação Empresarial. 

Além de aprofundar conceitos da Comunicação, a formação garante uma experiência multidisciplinar, percorrendo áreas de Negócios e Direito, por exemplo. De acordo com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), nos próximos cinco anos áreas como planejamento estratégico, gestão de crises e de riscos, construção e produção Digital, engajamento com stakeholders, branding e gestão de marca, identidade, reputação e imagem serão essenciais para as organizações. Todos esses campos de conhecimento serão abordados no curso. 

“Nossa proposta evidencia que as organizações devem propor estratégias de relacionamento que considerem a centralidade nos seres humanos, nas pessoas, e a comunicação bem desenvolvida tem a capacidade de promover o entendimento entre as partes. E falamos em organizações no sentido mais amplo possível, estamos nos referindo a todos os setores da sociedade. É para isso que vamos capacitar os novos profissionais”, explica a professora da Escola de Comunicação, Artes e Design Ana Baseggio”, explica a professora da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, Ana Baseggio.

O futuro é sustentável 

Ações em prol da sustentabilidade estão sendo incorporadas pelas organizações, que são cada vez mais pressionadas para desenvolverem trabalhos considerando seus três aspectos: ambiental, social e governança, conhecidos pela sigla ESG (enviromental, social and governance). Uma pesquisa realizada em setembro deste ano pelo BNP Paribas revelou que 70% dos investidores costumam buscar dados relacionados a ASG ao decidirem onde alocar dinheiro.  

gestão de crise

Dentro de um comitê de crise é fundamental que exista um comunicador para auxiliar na tomada de decisões./Foto: Anna Shvets/Pexels

A comunicação, conforme explica o professor Diego Wander, não possui apenas o papel de dar visibilidade às ações sustentáveis de uma organização. Ela é, na realidade, protagonista na tomada de decisões, pois os comunicadores são capacitados para responder às demandas dos públicos em cada aspecto da ESG. “Hoje, é fundamental que uma empresa olhe por essa perspectiva e o curso de Comunicação Empresarial dá uma ênfase a esses fatores”, explica. 

Um mundo que exige prevenção e gestão de crises 

Conforme esclarece Wander, as crises, em suas mais diversas naturezas, muitas vezes podem ser previstas: “Elas, geralmente, costumam dar sinais. Já passou o tempo em que os comunicadores eram chamados apenas para agirem depois da crise estabelecida. Hoje em dia, cada vez mais a comunicação vem assumindo uma postura preventiva, olhando para os riscos e compreendendo que eles devem ser bem gerenciados e tratados para que não se efetivem”.

As empresas costumam ter grupos focados para esses casos, os chamados comitês de crises, no qual fazem parte profissionais de diferentes áreas. Dentre eles, é importante existir um comunicador, visto que ele poderá auxiliar a tomada de decisões, a geração de indicadores, a elaboração de reportes e a visibilidade dos posicionamentos.  

Como manter uma boa reputação?  

As crises podem influenciar na reputação das organizações, mas não são o único fator decisivo para isso. Para colaborar para fomentar uma reputação de qualidade, o profissional da comunicação precisa compreender os elementos que, de acordo com a The Reptrak Company, também incidem sobre ela: desempenho da empresa, produtos e serviços, inovação, ambiente de trabalho, governança e ética, cidadania, liderança e gestão.  

Segundo Wander, o profissional de comunicação empresarial tem condições de liderar o cuidado com a reputação, bem como acompanhar variações e propor iniciativas que tendam a impactá-la positivamente. É fundamental estabelecer um bom relacionamento com os públicos de interesse.  

“A comunicação busca consistência, clareza de posicionamento e diferenciais competitivos. Cada vez mais ela é uma área que deixa de ser isolada para conseguir contribuir com o todo da organização”, complementa.

Uma boa política de compliance faz a diferença 

Compliance diz respeito a um conjunto de atitudes que buscam que a organização atue em parâmetros legais e regulamentares, dentro de uma perspectiva moral e ética. Uma boa política nesse sentido pode contribuir em diversos aspectos, sendo, inclusive, importante para evitar eventuais crises. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), se tornou cada vez mais importante que empresas adotem essa prática. Inclusive, segundo o anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros, 83% das maiores empresas brasileiras tinham departamentos de compliance em 2020.  

Para Silvana Sandini, professora da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, as empresas mais consistentes e inovadoras já incluíram essa pauta nas suas agendas: “A comunicação é um elemento-chave para o sucesso dos projetos das organizações e, neste cenário de instabilidade e constantes mudanças, precisamos de profissionais que se sintam capacitados e seguros para atuar de forma integral e ética”.  

Adapte-se ao futuro das organizações 

Para quem deseja estar adaptado ao mercado organizacional, o curso de Comunicação Empresarial é uma boa escolha. Para ingressar nele já no primeiro semestre de 2022, basta se inscrever no Vestibular da PUCRS até o dia 24 de novembro. A seleção consistirá em uma prova de redação online a ser realizada no dia 5 de dezembro. Também é possível utilizar a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) realizado entre os anos de 2012 e 2020 ou escolher pela opção em que tiver o melhor aproveitamento. 

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