Gal: Coisas Sagradas Permanecem levanta o público no Salão de Atos da PUCRS

Trazido a Porto Alegre pela PUCRS Cultura, espetáculo protagonizado por Adriana Calcanhotto segue em viagem para mais seis cidades brasileiras

05/05/2023 - 18h19
adriana calcanhotto, Coisas Sagradas Permanecem

Foto: Giordano Toldo

Gal Costa, ainda criança, aprendia a cantar escutando o retorno da própria voz numa panela. E foi com uma panela, posicionada ao lado do rosto, que Adriana Calcanhotto subiu ao palco do Salão de Atos da PUCRS na última quinta-feira, 27 de abril, diante de um público de mais de mil pessoas. A artista entoava Recanto Escuro, música à qual pertence o verso que dá nome à turnê: coisas sagradas permanecem. “Noite de fortes emoções”, disse Adriana, que também afirmou que Porto Alegre foi escolhida de propósito para a realização da estreia nacional: “Porque é a minha terra”.

O último show de Gal Costa na capital gaúcha (As várias pontas de uma estrela) ocorreu também na PUCRS, em dezembro de 2021, encerrando um ciclo que, pela voz de Adriana, pôde ser retomado ainda uma vez, fazendo com que, em tempos diversos, ambas as artistas dividissem o mesmo palco.

O emocionante repertório do espetáculo atravessou diferentes momentos da carreira da homenageada, que faleceu em novembro do último ano. De Baby, canção de Caetano Veloso que jamais saiu dos shows de Gal, passando por Esquadros (de Adriana Calcanhotto) e indo até o bis com Noite de Domingo (de Michael Sullivan e Paulo Massadas) e Dê um rolê (de Moraes Moreira e Luiz Galvão), foram contemplados diversos outros compositores, como Roberto e Erasmo Carlos, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Lupicínio Rodrigues, Mallu Magalhães e a própria Gal Costa – que, com Gil e Caetano, compôs Quando. A presença da artista baiana foi convocada por cada elemento do show, seja pelo cenário de Omar Salomão, que fez de seus icônicos lábios vermelhos uma pétala de rosa, seja pelos músicos da banda, que tocaram com ela em seus trabalhos mais recentes: Limma nos teclados, Fabio Sá no baixo e Vitor Cabral na bateria e nas percussões.

Dando um tom intimista e afetivo ao espetáculo, Adriana Calcanhotto costurou as canções com histórias sobre a vida e a trajetória artística de Gal Costa. Falou, por exemplo, sobre Sim, foi você, música que Caetano ensinou para Gal na primeira vez em que se encontraram, em 1963, após descobrirem a adoração comum por João Gilberto.

adriana calcanhotto, Coisas Sagradas Permanecem

Foto: Giordano Toldo

Falou sobre Caras e Bocas, música com melodia de Caetano e letra de Bethânia, feita para a voz de Gal e falando sobre a voz de Gal. Além disso, trouxe relatos pessoais: “Quando ouvi Gal Costa cantando Lupicínio Rodrigues, mais especificamente Volta, no piano, nunca mais minha vida foi a mesma”, disse Adriana, antes de entoar a canção, também ao som do piano. Volta, vem viver outra vez ao meu lado, diz um verso da letra, uma entre as tantas canções do repertório que falam de saudade, numa noite em que a saudade de Gal Costa se fez tributo e oração, podendo ser cantada, compartilhada e profundamente sentida por cada uma das pessoas presentes.

Um show de amor, da cabeça aos pés

Estirada em uma poltrona no centro do palco, Adriana cantou, brincando com as palavras: I am the laziest gal in town, […] é que eu sou a moça mais va-Gal. De momentos de langor até a euforia do rock and roll, que pôs em destaque a performance da banda, a artista gaúcha soube equilibrar a memória de Gal Costa com as marcas de seu próprio estilo. Surpreendeu com elementos originais, como ao tocar gaita de boca ao final de Negro Amor, mas também repetiu gestos da homenageada, como ao desabotoar a camisa em Dê um rolê, ecoando a ousadia de Gal em seu show O sorriso do Gato de Alice, de 1994.

Marcus Preto, que assina a direção do espetáculo junto de Adriana Calcanhotto, conta que a turnê nasceu a partir do desejo da equipe de Gal de homenageá-la, em um show com os mesmos músicos, a mesma iluminadora, o mesmo roadie: “E Gal amava Adriana”, afirmou, ao explicar, para além de outras afinidades artísticas, o porquê de ter pensado imediatamente na gaúcha para estar à frente do projeto. “Gal, eu te amo”, falou Adriana nos agradecimentos da noite de estreia, com a banda ainda tocando Bloco do prazer para um público arrebatado, que permaneceu de pé, cantando e dançando ao longo das canções finais e também do bis.