Futuro da mobilidade elétrica: PUCRS recebe especialistas da Coreia do Sul

Evento realizado na PUCRS reuniu especialistas brasileiros e sul-coreanos para debater o cenário e as perspectivas para o avanço da eletrificação dos veículos

29/08/2022 - 12h03
futuro da mobilidade

Representantes da PUCRS e especialistas da Coreia do Sul participaram de evento realizado no Tecnopuc / Foto: Giordano Toldo

Atenta às necessidades do presente e do futuro, a nossa Universidade tem sido uma importante agente para a expansão segura e qualificada da mobilidade elétrica no Brasil. Na última sexta-feira, 26 de agosto, a PUCRS recebeu especialistas do Brasil e da Coreia do Sul para debater os avanços da mobilidade elétrica. O evento internacional integra as ações do projeto E-mobility, que instalará na Universidade o primeiro laboratório da América Latina para ensaios de baterias para carros elétricos.  

O projeto é fruto de uma cooperação entre a PUCRS – por meio de seu complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo), o grupo global de certificação de produtos PCN, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o KTL, um dos maiores e mais tecnológicos laboratórios de ensaios e avaliações da conformidade do mundo, ligado ao Ministério do Comércio, Indústria e Tecnologia da Coreia do Sul. 

Reunindo pesquisadores, estudantes e empresas ligadas ao setor, o evento E-mobility: experiências sul-coreanas e brasileiras em PD&I contou com a presença de mais de 100 pessoas. 

“Precisamos estar inseridos no movimento global em direção a mobilidade sustentável. Na PUCRS, possuímos a inovação e o desenvolvimento como posicionamento estratégico e acreditamos que a Universidade pode contribuir para que essa transformação aconteça com qualidade e segurança para a sociedade. A sociedade espera e demanda nosso protagonismo”, destacou Israel Teixeira, diretor do Labelo. 

Para Kim Rieffel, CEO da PCN na América Latina, existe uma grande oportunidade para o Brasil se tornar protagonista quando se fala em mobilidade elétrica. “Reunimos aqui todas as condições para termos as novas soluções. O objetivo é que possa haver contribuição nesse processo. Temos um segmento específico, mas em paralelo, nos colocamos à disposição para empreender dentro dessa área”, afirma Kim.

Durante a missão no Brasil, especialistas sul-coreanos também foram recepcionados pelo reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, e realizaram uma visita técnica para conhecer a estrutura da Universidade. Entre os espaços visitados estiveram o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e o Plug: Future Mobility Hub. 

Leia também: Carros elétricos: PUCRS sediará primeiro laboratório para segurança e desempenho de baterias

Experiência sul-coreanas em mobilidade 

Principal referência mundial na mobilidade elétrica, a Coreia do Sul tem avançado na transição de veículos a combustão para modelos eletrificados com a produção de veículos e instalação de estrutura para o carregamento. Em 2020, o governo da cidade de Seul, capital sul-coreana, anunciou a inciativa “Sem Diesel”, que pretende substituir 100% dos carros a combustão por veículos elétricos e movidos a hidrogênio em todo o setor público até 2025. 

Na PUCRS, o Diretor Geral do KTL, Tae-Seung Son, apresentou o laboratório sul-coreano e as ações para implementar soluções que garantam a segurança da IoT (Internet das Coisas, em português) nos veículos autônomos. A pesquisadora de testes e certificação global no KTL, Sunhee Shin ressaltou as tendências no setor a partir da emergência da indústria 4.0 e a experiência coreana no desenvolvimento de carregadores para carros elétricos. Já o Diretor do Centro de Tecnologia Elétrica e Eletrônica do KTL, Bum-Jong Kim, destacou a experiência nas testagens de segurança para baterias. 

Leia também: Missão técnica na Coreia do Sul busca avançar a mobilidade elétrica no Brasil


Leia Mais Veja todas