Fronteiras Educação trata sobre transformação da sociedade pela leitura

Evento ocorre nesta terça-feira, 8 de novembro

Por: Redação Ascom

04/11/2016 - 10h30
Fronteiras Educação

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

A PUCRS e os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista promovem nesta terça-feira, 8 de novembro, o Fronteiras Educação, módulo educacional do projeto Fronteiras do Pensamento. Com a mediação do escritor Fabrício Carpinejar, o evento foi idealizado para ser um espaço de diálogo entre alunos do 9º ano e do Ensino Médio e seus professores sobre temas-chave da contemporaneidade. Nesta edição, o tema será A Biblioteca que Transformou o Mundo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3353-7645.

Ocorre bate-papo com o professor da Faculdade de Letras da PUCRS Altair Martins, que aborda o assunto a partir dos efeitos sociais da escrita, do prazer da leitura, da história da palavra impressa, dos livros que geraram transformações no mundo e das novas formas de contar histórias.

Um material impresso é entregue aos participantes com dicas sobre o assunto central, com um conteúdo revisado pelos pensadores Roger Chartier, especialista francês em história da cultura e história do livro; Mario Vargas Llosa, Nobel de Literatura em 2010 que pensa na cultura como um experimento de reflexão, pensamento, sonho, paixão e poesia; Carlo Ginzburg, historiador e antropólogo italiano conhecido como um dos pioneiros no estudo da micro-história; Donaldo Schüler, escritor, tradutor e professor brasileiro; e Pierre Lévy, pesquisador das tecnologias da inteligência e das interações entre informação e sociedade.


Leia Mais Veja todas