Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Fronteiras Educação sobre Cidades para as pessoas recebe inscrições

Evento gratuito é destinado a alunos do 9º ano e Ensino Médio

Por: Redação Ascom

29/09/2016 - 11h16
Foto: Luiz Munhoz

Foto: Luiz Munhoz

A PUCRS e os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista promovem, no dia 13 de outubro, o Fronteiras Educação, módulo educacional do projeto Fronteiras do Pensamento. Idealizado para ser um espaço de diálogo entre alunos do 9º ano e Ensino Médio e seus professores sobre temas-chave da contemporaneidade, o evento terá como tema Cidades Para as Pessoas. De uma forma descontraída e informal, o bate-papo será feito pela professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS Cibele Figueira, com mediação do escritor Fabrício Carpinejar e da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Joana Bosak. A atividade ocorre às 14h30min no teatro do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre) e recebe inscrições gratuitas de colégios (por turmas) ou alunos (individualmente), de 9º ano e Ensino Médio, pelo e-mail [email protected]. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3353-7645.

Atualmente, 80% dos brasileiros vivem em grandes cidades em busca de emprego e melhores condições de vida. O objetivo da atividade é proporcionar uma reflexão sobre como é a vida nas metrópoles, apresentando temas como convivência e cooperação, desurbanização, economia criativa, cidades inteligentes e planejamento urbano sustentável. Um material impresso será entregue aos participantes com dicas sobre o assunto central, com um conteúdo revisado por especialistas acadêmicos de renome, como o físico britânico Geoffrey West, que fala sobre o magnetismo das cidades e o intercâmbio de ideias para melhorá-las, a cientista política e advogada norte-americana Janette Sadik-Khan, que cria projetos para devolver as ruas para as pessoas, o sociólogo e historiador norte-americano Richard Sennett, com sua dialógica da cooperação, e socióloga holandesa Saskia Sassen, que defende a criação e renovação do espaço e dos sujeitos urbanos.

Ainda em 2016, no dia 8 de novembro, o tema A Biblioteca que Transformou o Mundo será debatido pelo professor da Faculdade de Letras da PUCRS Altair Martins, no Fronteiras Educação.