Líderes Maristas de 18 países iniciam Programa de Formação na PUCRS

Universidade promove formação para lideranças do mundo Marista

18/05/2022 - 17h45

formação marista60 irmãos e leigos maristas, provenientes de 18 países da Europa, América Latina e África, iniciaram no dia 13 de maio a primeira parte do Programa de Formação “Líderes Maristas – Uma Liderança Servidora, Profética e Qualificada”. O objetivo do programa – que é pautado pelos 22 capítulos do Livro Vozes Maristas – é preparar líderes para a missão, para a mudança e o desenvolvimento de habilidades e competências sociais e interculturais.  

A formação, promovida pela Administração Geral do Instituto Marista, com o apoio da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), é inspirada pela Mensagem do XXII Capítulo Geral (Colômbia – 2017) que pede para assumir “uma liderança profética e servidora, que acompanha com proximidade a vida e a missão maristas”. E sugere que “em todos os níveis de governo, sejam criadas e/ou fortalecidas estruturas onde todos os maristas compartilhem a liderança e a responsabilidade na vida e na missão”.    

Segundo o vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges as Universidades Maristas representam uma grande possibilidade de contribuir com a formação de professores, colaboradores e lideranças no contexto das diferentes frentes de missão. “Nesse sentido, a PUCRS, juntamente com o Governo Geral estruturou um programa de formação, visando promover o desenvolvimento de lideranças Maristas que atuam nos diversos empreendimentos e áreas de atuação. Para a Universidade, representa uma oportunidade de colocar a serviço do Instituto Marista nossos professores e pesquisadores, além do ensino e pesquisa, horizonte de desenvolvimento e inovação, gerando impacto em diferentes realidades e regiões”. 

Recentemente o vigário geral do Instituto Marista, Ir. Luis Carlos Gutiérrez, esteve na PUCRS e abordou em palestra o tema Educação para o serviço. Na ocasião, ele refletiu sobre as formas de desenvolver a liderança nos espaços educacionais e a urgência de um olhar atento e empático sobre as novas gerações, de forma que sejam estimuladas a busca incessante por conhecimento e a capacidade de adaptação. Leia a entrevista completa.  

Participam do curso pessoas que desenvolvem liderança estratégica nas Unidades Administrativas ou se preparam para atuar nas áreas estratégicas de desenvolvimento da missão. A primeira edição do programa será em português e espanhol, e ficará online até outubro, quando os participantes se encontrarão em Porto Alegre para duas semanas de imersão presencial. Para o próximo ano está prevista uma edição destinada ao público que fala inglês e francês. 

Liderança solidária e corresponsável 

Segundo Ana Clarissa Santos, professora coordenadora do curso, essa é uma oportunidade importante para os líderes maristas refletirem sobre as diferentes ferramentas de gestão e a como integrá-las à missão. “A possibilidade de os líderes maristas compartilharem experiências de diferentes contextos, tanto virtual quanto presencialmente, proporciona um fortalecimento das lideranças e, consequentemente, das ações promovidas pelo Instituto ao redor do mundo. Esperamos, nestes espaços, buscar esta integração”, destaca a docente que integra a Escola de Negócios da PUCRS. 

O curso é composto por dois objetivos fundamentais: 

  • Fomentar, por meio da formação e acompanhamento (mesmo profissional), uma mentalidade solidária que privilegia a corresponsabilidade, a transparência, a gestão efetiva e a sustentabilidade. 
  • Qualificar líderes servidores com olhar aberto e atento para atender às realidades emergentes de nosso Instituto e do mundo.  

Leia Mais Veja todas