PUCRS promove formação gratuita para estudantes e educadores do Ensino Médio

Atividade acontece no dia 23 de junho, de forma online, e tem como tema a preparação dos jovens para o futuro do trabalho

15/06/2022 - 13h33

futuro do trabalhoO futuro da educação está se transformando, e o futuro do trabalho também. Pensando nisso, a PUCRS preparou uma formação online e gratuita que abordará o processo de construção de carreira. A certificação é voltada para estudantes do Ensino Médio e educadores que atuam com a temática. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22/06, pelo site.

A formação acontece no dia 23 de junho, às 15h30, e será ministrada pela professora Manoela Ziebell, coordenadora do Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira da PUCRS. Entre os temas abordados estarão trabalho, carreira e profissão, competências e construção de carreira em um mundo em transformação.

Competências para o mercado

De acordo com o Banco Mundial e a Unesco, entre as competências mais exigidas pelo mercado de trabalho estão a resolução de problemas, autogestão, desenvolvimento e uso de tecnologia, a transdisciplinaridade e a interação social. Saiba mais sobre as competências e como a PUCRS pode contribuir para você desenvolver cada uma delas durante sua trajetória acadêmica.

Futuro do trabalho?

Para você começar a se preparar para a formação, entenda a diferença entre emprego, trabalho e profissão:

  • Emprego: envolve uma relação entre empregador/a e empregado/a, em que alguém é contratado/a para fazer uma atividade e recebe financeiramente por isso.
  • Trabalho: é o esforço que a pessoa faz, seu gasto de energia, que pode ou não ser remunerado.
  • Profissão: é o exercício de uma atividade remunerada que requer um conjunto de conhecimentos específicos. Em alguns casos, esses conhecimentos serão adquiridos através de uma formação profissional, como um curso técnico ou superior.

Leia mais sobre os conceitos e sobre carreira no smart paper do Projetando o Futuro.

Serviço

Formação O Futuro do Trabalho

  • Data: 23 de junho
  • Horário: 15h30, com duração de uma hora
  • Inscrições: Gratuitas, até o dia 22/06

Inscreva-se


Leia Mais Veja todas