FK Biotec lança larvicida biológico inédito para combate a Dengue e Zika vírus

Tecnologia elimina em 24h os focos do mosquito Aedes Aegypti

10/12/2015 - 15h16

Em meio aos crescentes registros de infecção do Zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti e suspeito de ser o principal causador do surto de microcefalia no País, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro larvicida biológico do Brasil para uso doméstico.

O Biovech é resultado de 10 anos de estudos e pesquisas da empresa de biotecnologia e nanotecnologia Neovech, do Grupo FK Biotecnologia, liderado pelo professor e pesquisador da PUCRS Fernando Kreutz. “Estamos há muito tempo pesquisando uma fórmula que combata o Aedes Aegypti na origem, mas sem impactar o meio ambiente. Nosso foco era desenvolver soluções para auxiliar no combate a epidemia de dengue. Chegamos a uma fórmula com essa capacidade e que pode ser usada diretamente pelas famílias, no uso doméstico, e que, ao auxiliar na eliminação dos focos do mosquito contribui para reduzir a contaminação pelos vírus da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, doença grave que tem gerado grandes preocupações a todos, principalmente, às gestantes de todo o País”, explica.

Conforme ele, o Biovech é um exemplo de como se transforma ciência em tecnologia e inovação, gerando um produto de grande impacto para a população. “Conseguimos isso utilizando nossa capacidade científica, tecnológica e de empreendedorismo”, acrescenta Kreutz, que atua também no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Farmacêutica da Universidade.
O Biovech
A fórmula do produto é produzida utilizando a bactéria Bacillus thuringiensis, variedade israelenses(BTI), que contém os cristais da proteína Cry. Uma vez ingeridos pela larva do mosquito, os cristais provocam a sua morte, evitando que ela se torne um mosquito adulto transmissor de doenças. A tecnologia mata a larva dos mosquitos em até 24h. O Biovech é biológico, não agride o meio ambiente e não deixa resíduos tóxicos, sendo inofensivo a seres humanos, animais domésticos, aves, peixes e plantas. A expectativa é de que o produto já chegue à população nas próximas semanas, auxiliando o combate ao mosquito Aedes.


Leia Mais Veja todas