Famecos e Tecna participam do Festival de Cinema de Gramado

26/08/2016 - 11h31
44º Festival de Cinema de Gramado

Foto: Edison Vara/Pressphoto

A Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) e o Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul (Tecna) participam do 44º Festival de Cinema de Gramado. A partir desta sexta-feira, 26 de agosto, até o dia 3 de setembro, diversas atividades estão programadas pela equipe da Universidade na Serra Gaúcha, com o objetivo de posicionar o Tecna junto ao mercado audiovisual nacional e internacional.

Um grupo formado por estudantes, professores, pesquisadores e profissionais produzirá conteúdo audiovisual ao longo do período em Gramado. As produções poderão ser conferidas pelo público nas redes sociais do Tecna e também dentro da programação do Festival. Já no sábado, 27 de agosto, o processo de implantação do Centro, os principais projetos realizados e os planos de atuação serão apresentados em um painel na Sociedade Recreio Gramadense, às 10h30min. Uma capacitação de empreendedores audiovisuais brasileiros está programada para o dia 29 de agosto, quando eles poderão participar de uma rodada de negócios a partir de um encontro com players de mercado.

O Tecna, localizado no Tecnopuc Viamão, é um centro de referência para a Indústria Criativa, com ênfase no audiovisual e na tecnologia. No local, já funcionam laboratórios de pesquisa, cluster empresarial e atividades de formação permanente. Uma completa infraestrutura de produção e pós-produção de conteúdos digitais criativos será inaugurada no início de 2017.  A Fundacine e o Governo do Estado são parceiros da iniciativa, que resgata uma demanda histórica do setor audiovisual. A ação em Gramado promove, também, os 50 anos da Famecos, comemorados neste ano, que tem um histórico de iniciativas pioneiras relacionadas à formação audiovisual.