Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Famecos cria serviço de curadoria de conteúdos sobre a Covid-19

O laboratório de Jornalismo, Editorial J, está produzindo uma newsletter semanal que pode ser acessada pela comunidade

03/04/2020 - 13h55

Newsletter, Editorial J, FamecosEstar bem informado tem se tornado cada vez mais fundamental, principalmente em razão da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19). No entanto, com a multiplicação do volume de informações recebidas diariamente, nem sempre é possível filtrar o que são fatos e conteúdos confiáveis. Pensando nissoEditorial J, Laboratório de Jornalismo Convergente do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, está reunindo semanalmente uma série de notícias sobre a Covid-19. A curadoria é enviada todas as sextas-feiras, pelo WhatsApp, de forma gratuita para toda a comunidade. Para se inscrever basta acessar o link. 

Todo o conteúdo está sendo produzindo remotamente pelos alunos voluntários do Editorial J, com a supervisão de uma equipe de professores. A newsletter conta com notícias da imprensa local, nacional e internacional, divididas nos destaques “Pelo Mundo”, “Pelo Brasil” e “Pelo Interior”. Além disso, o serviço reúne um tópico voltado a ciência (“Momento ciência”), uma reportagem mais longa (“Para ler com calma”), um vídeo (“Para assistir”) e um podcast (“Para ouvir”). 

O processo de produção  

O trabalho é realizado por um grupo de alunos que consome, durante toda a semana, as reportagens de uma lista imensa de veículos de imprensa. Eles separam os materiais mais importantes e que não tiveram grande repercussão na imprensa local. Por último, selecionam as mais relevantes da semana e enviam para os assinantes toda sexta-feira. O trabalho é supervisionado por professores do curso de Jornalismo, que discutem as pautas e orientam as escolhas. Entre os materiais sugeridos, em alguns momentos, aparecem reportagens e conteúdos feitos pelos próprios alunos que, também, produzem vídeos, áudios e fotos à distância, como a grande imprensa nesse momento. 

Para o professor Fabio Canatta, Coordenador Editorial do laboratório, reconhece que o serviço é de extrema importância neste tempo: “A imprensa é um serviço fundamental, uma aliada para a conscientização da população e para a implementação de políticas públicas que nos ajudam a vencer a pandemia. Assim, nossos alunos não poderiam ficar alheios a tudo isso, apenas acompanhando o trabalho dos veículos de imprensa. No Laboratório de Jornalismo eles também são protagonistas deste processo. E, como os jornalistas profissionais no mercado, estão trabalhando de casa, vivendo e ultrapassando as dificuldades que o momento nos coloca. Fazendo jornalismo de verdade” enfatiza. 

Sobre o Editorial J 

Laboratório de jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecosque trabalha na produção de conteúdo multimídia envolvendo professores e alunos. O ritmo de produção é diário e, em parte, repete a rotina de uma redação jornalística profissional, em seus processos, prazos e hierarquias. Ao mesmo tempo, promovendo a experiência de novos fluxos e modelos de trabalho em um âmbito de redação jornalística convergente. 

Oferece aos alunos a experiência de produção jornalística priorizando o conteúdo e propondo a permanente reflexão sobre os processos produtivos do jornalismo. Simultaneamente, permite que experimentem, a partir de uma discussão permanente, o cenário da comunicação em rede e da convergência entre as mídias.