Extensão capacita profissionais para a ginástica gerontológica

Encontros ocorrem a partir do dia 26 de outubro

Por: Redação Ascom

31/08/2016 - 11h25
Gerontomotricidade

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Com a finalidade de qualificar educadores físicos, fisioterapeutas, gerontólogos e estudantes de áreas diversas, o Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG) promove o Curso de Extensão em Gerontomotricidade. Como um dos meios da Gerontologia da Intervenção, a Ginástica Gerontológica contribui para que os idosos tenham melhor qualidade de vida e evitem doenças que causam envelhecimento prematuro.

Segundo o diretor do IGG, Newton Terra, os benefícios da atividade são muitos: melhora do equilíbrio, das habilidades psicomotoras, da flexibilidade, da massa óssea, da memória e auxílio no fortalecimento da musculatura e na diminuição de quedas. Os efeitos do exercício são refletidos no plano físico, psíquico, moral, social e espiritual dos praticantes.

Terra ressalta que a Gerontomotricidade responde às necessidades mais profundas dos idosos e que o envelhecimento da população faz com que seja imprescindível capacitar profissionais para atender essas pessoas. “É importante saber prescrever exercícios físicos para idosos com diferentes patologias. A intervenção é da maior importância quando se busca o envelhecimento com autonomia e independência”, destaca.

Os encontros ocorrem de 26 a 28 de outubro, das 19h às 22h30min, na sala 710 do prédio 81 do Campus (avenida Ipiranga, 6690 – Porto Alegre). Interessados podem realizar a inscrição on-line, através do site educon.pucrs.br, ou presencialmente, no Centro de Educação Continuada, sala 201 do prédio 40. O curso é ministrado pela educadora física Clarissa Biehl Printes, doutora em Ciências Aplicadas à Atividade Física e Desporto pela Universidade de Córdoba, na Espanha.

Os encontros tratam sobre o processo do envelhecimento e sobre a perda da adaptabilidade funcional. O tema é abordado do contexto científico ao prático e as atividades incluem, ainda, avaliações físicas e cognitivas na área e a elaboração de uma sessão de gerontomotricidade. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3727.