Muito além da profissão: como é uma experiência universitária conectada com as necessidades do mundo

Ingresso na Educação Superior vai muito além do diploma e do mercado de trabalho

16/09/2022 - 11h32
experiência universitária

Foto: Winnie Ferreira

Um mundo cada vez mais complexo precisa de pessoas preparadas para criar soluções, mediar conflitos, inspirar novos comportamentos, desenvolver novas tecnologias, cuidar da vida em todos os sentidos. Esse mesmo mundo, que se preocupa com a crise climática, as epidemias, guerras e os conflitos, também é movido pela evolução da ciência, das pesquisas, de novas tecnologias, conexão 5G, busca de energias renováveis, novos formatos de trabalhar e viver. Quem irá resolver, liderar, fazer tudo isso acontecer?

É diante desses contextos que o ingresso na Educação Superior já não se resume na escolha de um curso ou uma profissão, tampouco a conquista de um diploma ou ingresso no mercado de trabalho. Dados do IBGE de 2021 apontam que brasileiros com Ensino Superior completo possuem renda cinco vezes maior que a população sem escolaridade, mas cada vez mais, jovens e adultos optam pelo ingresso em universidades buscando não apenas segurança financeira, mas sentido para suas vidas e espaço para se desenvolver integralmente e fazer a diferença no mundo.

“Os profissionais que o mundo precisa são curiosos, são solucionadores de questões reais da sociedade, aqueles que tentam novas estratégias quando as antigas não funcionam mais. Além de cursar uma graduação, ou outros níveis de ensino, buscam modelos de aprendizagem que preparam para resolver desafios, com experimentação real, consciência crítica, múltiplas habilidades e visões de mundo. Uma Universidade feita para o nosso tempo precisa mais do que preparar profissionais para o mercado, precisa ser um ecossistema completo, em que as pessoas desenvolvam o seu melhor, além de alavancar escolhas de trajetória e de vida que impactam de verdade no mundo”, destaca o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Ir. Evilázio Teixeira.

Segundo ele, ao iniciar mais um período de inscrições para o Vestibular de Verão 2023, a mensagem que a PUCRS quer passar é de uma reflexão necessária: um mundo complexo e em constante transformação também é cheio de oportunidades e precisa de novas ideias, novos pensamentos, novas atitudes, novos conhecimentos, novos talentos, que ajudem a repensar escolhas e impulsionem a sociedade para melhor. Neste contexto, o ingresso no ensino superior passa a ser uma experiência marcante justamente por ser o início de uma trajetória de aprendizagem que irá durar a vida inteira.

Dimensões de uma experiência universitária completa

experiência universitária

Foto: Igor Bandera

Buscando atender a esses contextos, a PUCRS, uma das mais importantes Universidades da América Latina, transformou seu modelo acadêmico, consolidando de maneira pioneira uma trajetória acadêmica flexível e customizável em uma experiência universitária completa. Hoje o estudante que ingressa na graduação não fica restrito ao seu curso: pode personalizar sua formação de inúmeras maneiras. Destacamos seis possibilidades, confira:

1. Flexibilidade e customização

Uma formação rígida, sem a possibilidade de escolha por parte do estudante, não tem mais lugar na PUCRS. Hoje o aluno pode customizar seu curso com disciplinas e projetos do seu interesse, com dezenas de opções para construir uma trajetória acadêmica realmente personalizada. É possível escolher, durante a graduação, entre mais de 50 certificações de estudo complementares, antecipar sua pós cursando o mestrado durante a graduação e terminando em menos tempo, ter contato com pesquisadores renomados e participar de pesquisas de impacto, receber mentoria completa para empreender, optar pelo voluntariado, meditação e ainda cursar disciplinas online ou presencialmente em universidades do exterior ao redor do mundo, entre muitas outras possibilidades. Para planejar esse percurso, os estudantes têm acesso a uma plataforma digital que possibilita visualizar e fazer escolhas para cada semestre, avaliando o que é melhor para si.

2. Consistência e agilidade

Em novo programa a ser lançado neste semestre, o estudante cursa dois cursos complementares em menos tempo e o segundo com 25% de desconto. Dessa forma, por exemplo, educadores físicos e fisioterapeutas conseguem ampliar seu escopo de atuação e se tornam profissionais muito mais completos e diferenciados quando possuem as duas diplomações. A implantação inicia entre os cursos da área da saúde: Educação Física e Fisioterapia, Biomedicina e Farmácia.

3. Conexão com o mercado, networking e oportunidades

experiência tecnopuc

Foto: Divulgação Tecnopuc

A cada ano são mais de 2 mil oportunidades de estágio oferecidas aos estudantes via PUCRS Carreiras, que também oferece oficinas e outras atividades de preparo para ingresso no mercado de trabalho. Ao todo, são cerca de 7 mil empresas conveniadas que procuram como estagiários estudantes da PUCRS. Soma-se a isso o networking com professores e pesquisadores renomados que atuam como mentores para auxiliar na trajetória. A Universidade também abriga um dos maiores ecossistemas de inovação do País, com um Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e hubs de inovação em que circulam profissionais de organizações nacionais e internacionais, com quem os estudantes podem interagir por meio de diferentes atividades e oportunidades.

4. Aplicação de habilidades do mundo real

Uma série de atividades busca conectar o estudante com as principais questões que precisam ser solucionadas no mundo. O Service Learning, por exemplo, é uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem, que promove o desenvolvimento dos alunos por meio da aplicação prática do conhecimento adquirido em sala de aula. Ao participar, alunas e alunos devem solucionar problemas reais de organizações parceiras (públicas, privadas e sem fins lucrativos), estimulando suas competências sociais, comportamentais e técnicas, e preparando-os para um mercado de trabalho em que o empreendedorismo, a inovação e a responsabilidade social são fundamentais. Além disso, estudantes podem tirar sua ideia do papel ainda na graduação, com iniciativas como a Maratona de Inovação da PUCRS e programas como o Startup Garage, a Legacy (empresa júnior) e o Tecnopuc Startups. Independentemente da fase de maturação do projeto, há uma série de possibilidades.

5. Ambientes únicos de aprendizagem e convivência

Frequentar o Campus da PUCRS é uma experiência memorável. É possível encontrar no mesmo lugar uma infinidade de espaços para além daqueles focados na aprendizagem, como a Rua da Cultura, o Living 360° e a ATL House, espaços de descompressão, coworkings, além de uma privilegiada área verde. Estudantes que precisam de suporte ou atenção especial, contam com o Centro de Apoio Discente, composto por núcleos de Apoio à Aprendizagem, Apoio à Educação Inclusiva e Apoio Psicossocial está à disposição dos estudantes. Destaque também para a Biblioteca Central Irmão José Otão, um prédio de 14 andares que abriga um acervo mais de 1,5 milhão de ítens, físicos e online. Em termos tecnológicos, é considerada a mais avançada da América do Sul. A estrutura é adaptada e acessível às pessoas com necessidades específicas, incluindo equipamentos e softwares para pessoas com deficiência visual ou auditiva. No local, existem diversos recursos de tecnologia assistiva como equipamentos, softwares de leitura de tela e conversão de texto para áudio falado, além do acervo de livros falados. Também há tradução de vídeos para a Língua Brasileira de Sinais.

6. Facilidades e serviços abertos a toda a comunidade

experiência universitária

Foto: Bruno Todeschini

O Campus ainda oferece uma série de serviços como bares e restaurantes, farmácias, armazéns, livrarias e bancos, para que os/as alunos/as e a comunidade em geral encontrem tudo o que precisam de forma prática e próxima. Para quem não abre mão de se movimentar, o Parque Esportivo é o lugar perfeito – além de ser um laboratório para cursos da área da Saúde, garante a possibilidade de praticar uma série de modalidades junto a parceiros renomados, além de contar com uma das academias mais tecnológicas do Brasil. Atendimento de saúde, exames e consultas também estão a uma avenida de distância: do outro lado da Ipiranga, você encontra o Instituto do Cérebro (Inscer), onde é possível realizar exames de imagem de alta precisão, o Centro de Reabilitação e o Hospital São Lucas (HSL), referência no País em promoção da saúde.

Um chamado para quem tem grandes sonhos

O importante momento de escolher qual profissão seguir é também um chamado para as pessoas com grandes sonhos e vontades de fazer acontecer. A PUCRS é o lugar ideal para quem quer ir além, quem quer mais que um diploma, quem quer mais dos estudos, da profissão, da vida e do mundo: uma universidade completa.

Com mais de 50 opções de cursos de graduação, incluindo novos cursos como Engenharia de Energias Renováveis, Comunicação Empresarial, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Relações Internacionais, a universidade está totalmente conectada com o mercado de trabalho e suas tendências e, principalmente, com as demandas da atualidade e do futuro.

Em setembro, a Universidade conquistou ainda o seu melhor desempenho histórico na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): dos 22 Programas de Pós-Graduação stricto sensu (PPGs), 50% subiram de conceito, alcançando a melhor média obtida em cursos de mestrado e doutorado nas últimas seis avalições. Ao todo, 16 Programas conquistaram excelência nacional e internacional, com notas entre 6 e 7 – o conceito máximo da Capes. O resultado é um dos melhores entre as instituições de ensino superior (IES) privadas do Brasil e demonstra, mais uma vez, a potência da pesquisa realizada na instituição em diferentes áreas do conhecimento. Receberam nota 7: Psicologia, Ciência da Computação, Filosofia, Serviço Social, Letras e Pediatria. Os PPGs de Direito, Medicina, Biologia Celular e Molecular, Educação em Ciências e Matemática, Engenharia e Tecnologia de Materiais, Ciências Sociais, Ecologia e Evolução da Biodiversidade, Educação e Gerontologia Biomédica obtiveram o conceito nota 6.

São ofertadas também mais de 500 opções de cursos entre extensão e de pós-graduação lato sensu (especialização). A PUCRS é um ambiente que inspira em todos os sentidos: o aprendizado, a pesquisa, a inovação, o empreendedorismo, a arte, as ideias, os sonhos e as realizações.

O mundo precisa de você aqui. Escolha o seu caminho em pucrs.br/estudenapucrs

*Texto publicado originalmente no site de GZH.

Leia também: Inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2023


Leia Mais Veja todas