5 dicas para fazer exercícios físicos no verão

Adriano Detoni Filho, professor dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Educação Física, indica as melhores práticas

17/01/2024 - 16h08
dicas para se exercitar no verão

Aulas em grupo são uma boa alternativa para praticar esportes no verão. / Foto: Giordano Toldo

Época do ano favorita de muitas pessoas para realizar esportes, além da busca pela boa forma, o verão é uma estação que requer cuidados especiais para as práticas de atividades físicas e esportivas. O professor dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, Adriano Detoni Filho, recomenda que os horários adequados são até as 10h da manhã e após as 17h. “Utilize roupas leves e de cores claras, além de boné, óculos ou viseiras”, complementa. 

O professor lembra que sempre é importante levar uma garrafa de água para hidratação durante a prática, além de ingerir líquidos durante todo o dia para evitar a desidratação e comer alimentos saudáveis. Confira as cinco opções de atividades que podem ser feitas no verão: 

1) Caminhada/corrida

É um ótimo exercício para sair do sedentarismo, pois não requer equipamentos, apenas uma roupa adequada e um tênis confortável. O bom desta atividade é que não há necessidade da companhia de outras pessoas, pode ser realizada individualmente. Como sugestão, ao correr ou caminhar sozinho, leve um fone de ouvido, curtir a paisagem é sempre mais agradável com música.

2) Atividades no meio aquático

Com o calor, nada melhor que realizar uma atividade física que gere gasto de energia e, simultaneamente, refresque. Para isso, as sugestões são: natação, hidroginástica e stand-up paddle; além do surfe e mergulho, para quem gosta de práticas mais radicais. Nestas atividades é muito importante o acompanhamento de um profissional ou realizá-las em um local que tenha a supervisão de um salva-vidas.

3) Pedal

dicas para se exercitar no verão

A natação é uma boa alternativa de esporte para os dias de calor. / Foto: Giordano Toldo

Com o aumento das ciclovias, andar de bicicleta se torna uma atividade cada vez mais atrativa. É uma ótima alternativa para incluir na rotina diária, ao invés de ir de carro para algum local, pegue a bicicleta e experimente. 

4) Esportes com bola

Futevôlei, beach tennis, voleibol, futebol, frescobol, entre outros esportes são excelentes e podem ser praticados na praia e na cidade. A maior vantagem das práticas com bola é a integração. Convide a família para participar, principalmente crianças, evitando que fiquem em aparelhos eletrônicos durante muito tempo nas férias.

5) Aulas em grupo

Nesta época, ocorrem inúmeras atividades e aulas na beira da praia. Estas aulas são excelentes para melhora do condicionamento físico, integração com outras pessoas e diversão. Outra atividade para convidar a família e os amigos a participarem. 

Alerta para se exercitar 

Estas atividades devem ser realizadas com moderação, cada pessoa deve respeitar o seu condicionamento físico para evitar uma lesão ou mal-estar. O Parque Esportivo da PUCRS é uma ótima opção de local para realizar as dicas indicadas pelo professor. 

Leia também:


Leia Mais Veja todas