Simpósio Mundo em Movimento: Democracia, Direitos Humanos e Prevenção da Violência

Evento reunirá pesquisadores da Alemanha, Brasil, Canadá e Estados Unidos

05/09/2022 - 08h44

Entre os dias 21 e 23 de setembro, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) promove o Simpósio Mundo em Movimento: Democracia, Direitos Humanos e Prevenção da Violência, em parceria com a Fulbright e com o Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). O primeiro dia do evento acontece em formato presencial no Auditório do Prédio 50 da PUCRS e os dois dias seguintes serão conduzidos online pela plataforma Zoom.  

Entre os palestrantes estará o professor Peter Beattie, da Michigan State University (EUA), selecionado para a Cátedra Fulbright em Democracia, Direitos Humanos e Prevenção da Violência na PUCRS. Além dele, pesquisadores de áreas afins radicados em instituições como California State University (EUA), Universität Bonn (Alemanha) e York University (Canadá) integrarão a programação do simpósio. 

O evento científico envolve temas transversais de vários Programas de Pós-Graduação da Universidade, com foco no tema Mundo em Movimento do Projeto PUCRS-PrInt e nas questões sociais e históricas relacionadas à temática Democracia, Direitos Humanos e Prevenção da Violência, incluindo migrações, escravidão e reconciliação.  

O evento é gratuito para professores, estudantes e comunidade em geral e as inscrições devem ser realizadas neste link. As palestras serão conduzidas em inglês ou português, sem tradução. Participantes receberão certificação. Dúvidas e mais informações sobre o evento podem ser direcionados para o e-mail [email protected] 

Programação 

21 de setembro – Auditório do Prédio 50 

14h: Abertura 

14h10: Palestra A Sequência de Reformas Ligadas aos Direitos Humanos: Punição Corporal, A Pena de Morte, e Escravidão no Brasil e nos Estados Unidos no Século XIX (Prof. Peter Beattie, Michigan State University, Fulbright) 

14h50: Comentários Professora Claudia Fay  (PUCRS) 

15h: Intervalo 

15h30: Palestra Fields of Fire: Emancipation & Resistance in Colombia (Prof. Louis Esparza, California State University, Los Angeles, Fulbright Interdisciplinary Network) 

16h30: Comentários Professores Rodrigo Azevedo e Emil Sobottka (PUCRS) 

17h10: Exibição do documentário Infância Falada – Produzido pelo Prof. Hermílio dos Santos (PUCRS) 

18h30: Encerramento  

  

22 de setembro – Online via Zoom 

14h: Abertura 

14h10: Palestra Reconciliation. Conflict Transformations in Social Orders (Prof. Stephen Connerman, Universität Bonn) 

14h50: Comentários Professores Roberto Pich e Luis Rosenfield (PUCRS) 

15h: Mesa de debate com docentes e pesquisadores 

15h45: Encerramento 

  

23 de setembro – Online via Zoom 

14h: Abertura 

14h10: Palestra Da violência e mobilidade forçada gerada pelo escravismo a democratização do arquivo: O caso de Angola (Prof. José Carlos Curto, York University) 

14h50: Comentários Professores Marçal Paredes (PUCRS) 

15h: Mesa de debate com docentes e pesquisadores 

15h45: Encerramento 

Compartilhe