Série Ato Criativo | Homenagem ao dramaturgo Bertolt Brecht, com Denise Fraga

A atriz fala sobre sua relação com a obra do dramaturgo e escritor alemão em bate-papo no dia 14 de agosto, às 21h

07/08/2020 - 18h33
Denise Fraga, Série Ato Criativo

Foto: João Caldas

No dia 14 de agosto, sexta-feira, às 21h, o Instituto de Cultura promove um bate-papo com a atriz Denise Fraga em homenagem a Bertolt Brecht (1898-1956), destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão, cuja obra contribuiu profundamente para o teatro contemporâneo, revolucionando a teoria e a prática dramatúrgica. A conversa é transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do Canal da PUCRS no Youtube – onde fica disponível para acesso posterior.   

O evento faz parte da série Ato Criativo, que tem como objetivo aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura, proporcionando espaços de bate-papo com artistas. Nessa edição, a conversa será mediada pelo diretor do Instituto de Cultura, Ricardo Barberenaque conversa com Denise Fraga acerca de sua relação com a obra de Bertolt BrechtNa conversaa atriz faz a leitura de textos do autor e aborda sua experiência de montagem de peças do dramaturgo alemão, como Alma Boa de Setsuan Galileu Galilei.  

Sobre a artista 

Denise Fraga é atriz, autora de dois livros e produtora de teatro, televisão e cinema. Entre os espetáculos teatrais em que atuou, destacam-se A Visita da Velha SenhoraGalileu GalileiChorinho, Sem PensarA Alma Boa de SetsuanA Quarta Estação e Trair e Coçar é só Começar. Na televisão, desenvolveu diversos programas para o Fantástico na TV Globo, entre eles o quadro Retrato Falado, no ar por 8 anos. Além disso, atuou em novelas, programas humorísticos e minisséries. Seus últimos trabalhos nessa linguagem foram os seriados Teresas, no GNT, A Mulher do Prefeito, na TV Globo, e uma participação especial na novela A Lei do Amor, na TV Globo. No cinema, atuou em mais de 12 longas-metragens, entre eles: Por Trás do PanoAs Melhores Coisas do Mundo e Hoje. Em todas as linguagens, conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais, como Grande Prêmio Brasil, Festival de Cinema de Gramado, Prêmio APCA, Festival Internacional de Cinema Latino Americano de Havana e o Kandango no Festival de Cinema de Brasília. Com sua NIA Teatro, têm construído uma trajetória reconhecida nas artes cênicas, especialmente em montagens populares de textos clássicos. Seus espetáculos, desde 2008, já foram vistos por quase 1 milhão de pessoas em todas as regiões do país. Atualmente, é colunista da Revista Crescer e vive seu primeiro espetáculo solo, Eu de Você. 

Sobre o mediador

Ricardo Barberena nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui Graduação (2000), Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2009) na área de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Coordenador Executivo do DELFOS/Espaço de Documentação e Memória Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade” e é membro do “Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC).   

Serviço 

Ato Criativo | Homenagem ao dramaturgo Bertolt Brecht, com Denise Fraga

  • Data: 14 de agosto 
  • Horário: 21h 
  • Onde: Canal da PUCRS no YouTube e perfil PUCRS Cultura no Facebook 

 

Compartilhe