Sem Estúdio com Vinicius de Andrade (projeto Salvaguarda)

Segundo episódio da terceira temporada do programa aborda o voluntariado e o acesso à educação no Brasil.

19/04/2021 - 11h22

Programa acontece na terça-feira, 19/4, às 19h

Na próxima terça-feira (20/04), às 19h, o Sem Estúdio, programa de entrevista coletiva ao vivo produzido pelo Editorial J, Laboratório Convergente do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS, entrevista o idealizador do Projeto Salvaguarda, Vinicius de Andrade. O episódio será transmitido ao vivo na página de Facebook do Editorial J e ficará disponível para acesso posterior no Youtube do laboratório. O público pode participar enviando perguntas a serem lidas para o convidado durante a entrevista.

Sobre o convidado

Vinicius de Andrade é estudante de Economia na Universidade de São Paulo (USP), fundou o Salvaguarda com o objetivo de auxiliar estudantes do Ensino Médio de escolas públicas na preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Essa iniciativa acontece por meio da mobilização de universitários no país. Ao longo do ano, os voluntários do projeto acompanham os estudantes, oferecendo apoio por meio de aulas e correção de redações.

Sobre o programa

O programa semanal de entrevista coletiva, realizado por alunos de jornalismo, nessa edição do 1º ao 5º semestre, já está em sua terceira temporada, dessa vez trazendo a temática “Cidadania”. Na primeira temporada, a pauta foi o jornalismo em tempos de pandemia, entre os entrevistados estão Isabel Vincent (New York Post), José Roberto de Toledo (Revista Piauí) e Andrei Netto (Headline News). A temporada mais recente tratou da temática “Direitos Humanos” e recebeu, nomes como Preto Zezé (presidente da CUFA), Ailton Krenak (líder indígena) e Míriam Leitão (jornalista do Globonews).

O Sem Estúdio alcança em média mais de duas mil pessoas em cada uma das suas edições através da rede social. O primeiro episódio da temporada sobre Cidadania contou com a participação do Padre Júlio Lancellotti com o tema religião e ativismo social, você pode conferir a matéria sobre a entrevista no site do Editorial J onde também podem ser encontradas outras produções do laboratório, assim como nas redes sociais.