Gratuito, o evento acontece no dia 7 de dezembro
No dia 7 de dezembro, quinta-feira, às 12h30min, a PUCRS Cultura, em parceria com o Instituto do Cérebro (InsCer), dá continuidade ao projeto Hemisfério Cultural. Para encerrar a programação deste ano, Renato Borghetti realiza apresentação em formato trio. Performando na gaita ponto, o artista sobe ao palco acompanhado por Neuro Júnior no violão de sete cordas e Pedro Borghetti no bombo leguero. O evento acontece no Auditório do Instituto do Cérebro, prédio 63 do Campus do PUCRS, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.
O Hemisfério Cultural tem como intuito levar música e leveza ao Campus da Saúde, proporcionando o enriquecimento cultural e a potencialização de ferramentas cognitivas. Com curadoria do maestro Marcio Buzatto, o projeto promove apresentações musicais em uma quinta-feira de cada mês, no Auditório do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul.
Renato Borghetti é gaiteiro de renome internacional, com trajetória de turnês em países como Itália, Croácia, República Tcheca, Áustria, Alemanha, entre outros. Além de apresentações constantes no exterior, o músico cumpre extensa programação em território nacional, já tendo sido, inclusive, solista em diversas orquestras brasileiras.
Neuro Júnior é compositor e violonista de Encruzilhada do Sul. Em 2014, foi indicado à categoria de melhor instrumentista do Prêmio Açorianos de Música pelo disco Sobre Nós, de Gabriel Romano, e, em 2018, recebeu o prêmio de melhor instrumentista da Moenda da Canção. Atualmente, além de acompanhar o artista Renato Borghetti, faz parte do Quarteto Pulso Livre e do coletivo Pedra Redonda.
Pedro Borghetti é filho de Renato Borghetti e, atualmente, acompanha apresentações do pai tocando bombo leguero. Em 2019, lançou seu primeiro trabalho solo, o disco Linhas de Tempo, que foi premiado com o Açorianos de Música na categoria de melhor compositor MPB.