Quase só Brahms, com o Duo Pilger-Fialkow e Diego Grendene | 29º Porto Alegre em Cena

24/02/2023 - 14h46

Hugo Pilger, Ney Fialkow e Diego Grendene / fotos: Leo Aversa e Fernanda Chemale

No dia 22 de março, quarta-feira, às 20h, a Igreja Universitária Cristo Mestre da PUCRS recebe o concerto de música de câmara Quase só Brahms, com os músicos Hugo Pilger no violoncelo, Ney Fialkow no piano e Diego Grendene na clarineta. Compondo a programação da 29ª edição do Porto Alegre em Cena, o evento é gratuito e aberto ao público, sujeito à lotação do espaço.  

No programa do concerto estão a Sonata em Mi Menor op. 38 para Violoncelo e Piano, de Johannes Brahms, a Fantasiestücke (Peças de Fantasia) op. 73, de Robert Schumann, e o Trio para Clarineta, violoncelo e piano op. 114, de Brahms.  

Classificação indicativa: Livre 

Sobre os músicos: 

Diego Grendene de Souza é clarinetista da OSPA e diretor do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da OSPA. Estudou com Walter Boeykens no Conservatório Real Superior de Antuérpia, na Bélgica, período em que realizou uma série de 44 concertos na França com o Quarteto de Clarinetes Aliénor. Gravou o disco O clarinete na obra de Bruno Kiefer, vencedor do Prêmio Açorianos de melhor instrumentista erudito de 2020.  

O duo formado pelo violoncelista Hugo Pilger e pelo pianista Ney Fialkow iniciou suas atividades em 2006, com estreia em Berlim. Em 2020, lançaram o álbum Claudio Santoro: a obra integral para violoncelo e piano, que alcançou grande repercussão junto à crítica especializada, com indicação ao Grammy Latino (2021) na categoria melhor álbum clássico e obtenção dos prêmios Açorianos (2021) de melhor disco erudito, melhor instrumentista e melhor intérprete. Recentes turnês pelos EUA, Alemanha e Itália têm consagrado a atuação do duo no prestígio à música brasileira. Em maio de 2022, estrearam no Rio de Janeiro a Sonata para Violoncelo e Piano: Figuras de 22, obra dedicada a eles pelo compositor carioca Marcos Lucas.  

Serviço 

  • O quê? Quase só Brahms 
  • Data: 22 de março, quarta-feira 
  • Horário: 20h 
  • Local: Igreja Universitária Cristo Mestre – Campus da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681) 
  • Entrada: Gratuita 
Compartilhe