A atividade acontece no dia 13 de novembro, das 17h às 19h
No dia 13 de novembro, segunda-feira, das 17h às 19h, o Ateliê PUCRS Cultura promove a Oficina de Slam do projeto Cultura Afro no Campus, viabilizado por meio do Edital Cultura no Campus, voltado para a promoção de atividades culturais desenvolvidas por estudantes da PUCRS. A atividade acontece no espaço físico do Ateliê PUCRS Cultura, localizado no térreo do prédio 30, na Escola Politécnica do Campus da PUCRS. Para participar, é preciso ter idade mínima de 16 anos.
Ministrada por DKG Dekilograma, a oficina gira em torno do Slam ou Poetry Slam: batalhas de poesia falada que surgiram nos anos 1980 nos Estados Unidos e que, atualmente, estão espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Ao longo do encontro, os participantes serão convidados a explorar técnicas de rima sobre temáticas pertinentes à cultura da população afro e negra. Com atividades ao longo dos meses de outubro e novembro, o projeto Cultura Afro no Campus foi idealizado pelos estudantes Fernanda Costa Favero, Jonatan Ariel de Oliveira Melo e Mykelly Costa Barros, sob orientação da professora Patrícia Krieger Grossi.
As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas. A presença confere um certificado de horas complementares conforme a carga horária da atividade. A tolerância de atraso para o encontro é de até 10 minutos.
Confira o e-mail cadastrado no sistema de inscrição, pois ele será utilizado para comunicados oficiais da atividade (confirmação de matrícula, envio de certificado etc.).
DKG Dekilograma é poeta, slamer, escritor, produtor independente, educador social, graduando em História pela PUCRS e criador do Selo Escritório de Rimoterapia. É um “artivista” da cultura Hip Hop, atuante desde 2009. Possui dois discos lançados: Mantenha a esperança (2016) e Estado de espírito (2019), com influências do rap, do samba, do jazz, e referências caseiras e regionais. Foi um dos escritores do livro Slam Negritude (2019) e é organizador de Slam’s desde 2017.
Fernanda Costa Favero é estudante de graduação em Serviço Social na PUCRS. Atualmente, é estagiária no CRAS Norte, vice coordenadora do Centro Acadêmico de Democracia e Luta (CADEL), militante orgânica pela Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO) e Integrante do Grupo de Direitos Sexuais e de Gênero – Serviço de Assessoria Jurídica Universitária da UFRGS (G8-G/SAJU).
Jonatan Ariel de Oliveira Melo é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS e especialista em Saúde Coletiva pela UNIPAMPA. Atualmente, é Assistente Social do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sentimentos, da Prefeitura Municipal de Itaqui (RS).
Mykelly Costa Barros é estudante de graduação em Ciência da Computação na PUCRS. É estagiária no Laboratório de Realidade Virtual (GRV) e integrante dos projetos ADA e Alquimia, vinculados à Escola Politécnica.
Patrícia Krieger Grossi é professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Serviço Social da Escola de Humanidades e do programa de pós-graduação em Gerontologia Biomédica da Escola de Medicina. Possui graduação e mestrado em Serviço Social pela PUCRS e doutorado em Serviço Social (PhD) pela Universidade de Toronto. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Violência (NEPEVI) e o Grupo de Estudos da Paz (GEPAZ).