No meio dos caminhos: uma leitura de Dante

Evento celebra os 700 anos da morte do poeta Dante Alighieri e acontece no dia 14 de maio, às 18h

05/05/2021 - 15h56

No dia 14 de maio, sexta-feira, às 18h a PUCRS Cultura, em parceria com o Consulado da Itália em Porto Alegre, promove uma live para celebrar os 700 anos da morte do poeta Dante Alighieri, conhecido como o pai da língua italiana.

O evento No meio dos caminhos: uma leitura de Dante conta com a participação do professor e escritor Arthur Telló, que apresenta chaves de leitura da Divina Comédia, em particular, sobre o primeiro canto do Inferno, que introduz o leitor na aventura do poeta entre inferno, purgatório e paraíso. A mediação é do professor Antonio De Ruggiero. A transmissão ocorre através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do canal da PUCRS no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior.

Para o ano de 2021, o Ministério do Exterior da Itália organizou o “Dante 700 nel Mondo”, um conjunto de manifestações culturais comemorativas para homenagear o poeta, o pensador e a obra dantesca. O evento, que é de âmbito internacional, conta com iniciativas culturais a partir das instituições diplomáticas e consulares italianas no exterior, além da participação de instituições culturais e das comunidades italianas em todo o mundo.

Tradicionalmente o Consulado da Itália em Porto Alegre e a PUCRS estabelecem parcerias na organização de atividades ligadas à história e à cultura italiana. Para homenagear o poeta, estão sendo promovidas palestras, leituras e outras iniciativas em conjunto com o Lexis, a Pós-graduação em História, a Pós-graduação em Letras e o Instituto de Cultura da PUCRS, a começar pela palestra online No meio dos caminhos: uma leitura de Dante.

Sobre os participantes

Arthur Telló nasceu em Porto Alegre, no ano de 1989. É professor da Escola de Humanidades da PUCRS, atuando nas áreas de Línguas Clássicas, Literatura e Escrita Criativa. Em 2016, venceu o prêmio Açorianos na categoria narrativa longa com o romance O tríptico de Elisa (ainda inédito) e, em 2019, lançou o livro de contos Os cadernos de solidão de Mario Lavale, que foi finalista do prêmio Açorianos 2020.

Antonio De Ruggiero possui graduação em História, doutorado em História Moderna e Contemporânea pela Università degli Studi di Firenze – Itália e pós-doutorado pela PUCRS, onde é professor do curso de graduação e pós-graduação em História. Desenvolve e orienta pesquisas sobre a história da imigração italiana no Brasil com foco particular sobre os aspectos do transnacionalismo; multiculturalismo; imigração qualificada e empresarial; imigração e urbanização; imigração política, imprensa étnica.

Serviço

• O quê: No meio dos caminhos: uma leitura de Dante – com Arthur Telló e Antonio De Ruggiero
  • Data: 14 de maio
  • Horário: 18h