Masterclass Internacional de Regência na PUCRS

18/05/2022 - 17h53

Maestro Dr. Eric Stark, da Butler University (EUA)

Nos dias 14, 21 e 23 de junho acontece na PUCRS a Masterclass de Regência ministrada pelo Dr. Eric Stark, da Butler University (EUA), com coordenação artística do maestro Marcio Buzatto. Durante as aulas, os alunos poderão experimentar a regência com o grupo residente, o Coral da PUCRS, e o pianista convidado, Daniel Benitz, sob a orientação do professor Stark. As obras do repertório contam com compositores da música de concerto internacional como Palestrina, Tallis, Scandello, Dowland, Mozart, Debussy, Finzi, Lauridsen, entre outros. 

As temáticas abordadas serão: didática e dinâmica de ensaio, comunicação gestual eficiente, sonoridade, características estilísticas, saúde da voz e expressividade na regência. Com carga horária de 10 horas, o público-alvo são regentes e estudantes de regência. As aulas ocorrem na Igreja Universitária Cristo Mestre e as inscrições são gratuitas.  Os alunos que frequentarem as duas aulas obrigatórias, integralmente, receberão certificado de participação. Os inscritos devem trazer as partituras estudadas e impressas para a prática durante as aulas. Para baixar o material clique aqui.

Cronograma: 

14/06 (terça-feira) ensaio coral – maestro Eric Stark, pianista e coro 

19h às 22h  

(aberto aos alunos inscritos, porém a atividade não é obrigatória) 

 

21/06 (terça-feira) Aula 1 – Masterclass 

17h às 19h (pianista) 

19h30 às 22h (coro+pianista) 

(atividade obrigatória) 

 

23/06 (quinta-feira) Aula 2 – Masterclass 

17h às 19h (pianista) 

19h30 às 22h (coro+pianista) 

(atividade obrigatória) 

 

Sobre o maestro 

Eric Stark é professor de Regência e Diretor das Atividades Corais na Butler University, também é Diretor Artístico do Indianapolis Symphonic Choir e Professor Associado de Música no Jordan College of Fine Arts da Butler University. Regeu no Carnegie Hall de Nova York, no Kennedy Center for the Performing Arts em Washington DC, ministrou masterclasses frequentes na América do Sul e liderou corais em turnês em Atlanta, Chicago, Nova Orleans, Orlando e Tampa. Liderou apresentações de renome e preparou coros para maestros notáveis. Alguns trabalhos seus são ouvidos em três discos compactos, incluindo From East to West, The Harmonies of Hoosier History e A Festival of Carols. Em 2012, Stark atuou como mestre de coro no show do intervalo do Super Bowl XLVI, com Madonna, Cee Lo Green, Nicki Minaj e LMFAO. Foi homenageado com uma Creative Renewal Fellowship do Arts Council of Indianapolis em 2005. Premiado também com uma bolsa Fulbright em 2019, quando foi convidado a lecionar e reger na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre – PUCRS (Brasil). 

Serviço 

  • O quê: Masterclass de Regência – Professor Dr. Eric Stark
  • Datas: 14, 21 e 23 de junho
  • Horário: vide cronograma
  • Local: Igreja Universitária Cristo Mestre, Prédio 23, no Campus da PUCRS – Avenida Ipiranga, 6681
  • Inscrições: Gratuitas, do dia 16/05 a 14/06 pelo link: https://bit.ly/3wcjqrW 
Compartilhe

Informações do evento

Data
14/06/2022 até 23/06/2022
Local
Igreja Universitária Cristo Mestre, Prédio 23, no Campus da PUCRS

Próximos eventos