Livros para Salvar do Fogo, com Ailton Krenak

Vídeo será publicado na quinta-feira, 5 de novembro, no Instagram da PUCRS Cultura e do canal da PUCRS no YouTube

30/10/2020 - 13h58

Nesta quinta-feira, 5 de novembro, o projeto Livros para Salvar do Fogo conta com a participação do líder indígena, ambientalista e escritor Ailton Krenak. Toda semana, por meio do Instagram da PUCRS Cultura e do canal da PUCRS no YouTube, serão postados vídeos de personalidades de diferentes áreas (literatura, sociologia, artes visuais, entre outras) falando qual livro optariam por salvar do fogo e por quê. O projeto é inspirado no romance Fahrenheit 451, de Ray Bradbury (Waukegan, 1920 – Los Angeles, 2012), escritor que, em 2020, completaria cem anos, sendo considerado um dos mais admiráveis e produtivos de nossos tempos e figurando entre os mais traduzidos do mundo.

A obra Fahrenheit 451 apresenta uma sociedade distópica onde os livros são proibidos e queimados, seus portadores são considerados criminosos e a população passa grande parte da vida em frente a telas de televisão. Nesse contexto, uma comunidade minoritária de pessoas começa a memorizar livros como forma de preservá-los, em uma ação de resistência que tem início sem planejamento: cada um tinha um livro que desejava lembrar e lembrou. É isso que o projeto Livros para Salvar do Fogo quer descobrir, qual livro personalidades contemporâneas desejariam guardar em um mundo ameaçado pelo fogo – de todos os tipos e tamanhos. Quem salva um livro nesta semana é Ailton Krenak.

Sobre o convidado

Ailton Krenak nasceu em 1953, em Minas Gerais. Líder indígena, ambientalista e escritor, é ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas. Organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, é comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É autor de obras como Ideias para adiar o fim do mundo (2019) e O amanhã não está à venda (2020).

Livros para Salvar do Fogo, com Ailton Krenak