Live de Cabeceira, com Veronica Stigger

30/06/2020 - 16h56
Live de Cabeceira, literatura, Veronica Stigger

Foto: Eduardo Sterzi

O Instituto de Cultura tem como uma de suas marcas a promoção de encontros entre leitores e escritores da cena literária contemporânea, mesmo no período de distanciamento socialPor isso, a série Live de Cabeceira promove entrevistas online e ao vivo com autores do Brasil e do mundo. O projeto segue sua programação no mês de julho todas as quartas-feiras, às 18h, no canal da PUCRS no YouTube e no perfil PUCRS Cultura no Facebook. Após a transmissão, os vídeos seguem disponíveis para acesso. Com mediação do escritor Reginaldo Pujol Filho, os convidados discutem o atual momento e refletem sobre a força da literatura, fazendo recomendações de livros e realizando a leitura de trechos de contos, romances e poemas. Nesta semana, a convidada é a escritora Veronica Stigger.

Sobre a convidada

Veronica Stigger é escritora, crítica de arte, curadora de exposições e professora universitária. Possui doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo e realizou pesquisas de pós-doutorado na Università degli Studi di Roma “La Sapienza“, no Museu de Arte Contemporânea da USP e no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Como curadora, foi responsável pelas exposições Maria Martins: metamorfoses e O útero do mundo, ambas no MAM-SP (2013 e 2016), e, com Eduardo SterziVariações do corpo selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo, no SESC Ipiranga (2015). É autora, entre outros, de Os anões (2010)Delírio de Damasco (2012)Opisanie świata (2013), vencedor dos prêmios Machado de Assis e São Paulo – autor estreante, Sul (2016), vencedor do Prêmio Jabuti. Seu título mais recente é Sombrio Ermo Turvo (2019).

Sobre o mediador

Reginaldo Pujol Filho é autor dos livros Não, não é bem isso (2019), Só faltou o título (2015), Quero ser Reginaldo Pujol Filho (2010) e Azar do personagem (2007). É doutor e mestre em Escrita Criativa pela PUCRS e tem pós-graduação em Artes da Escrita pela Universidade Nova de Lisboa. Escreve ensaios, críticas e resenhas para veículos como Folha de SP, O Globo, Zero Hora, Suplemento Pernambuco, entre outros. Ministra cursos e workshops de literatura e escrita criativa.