Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Live de Cabeceira, com Bernardo Carvalho

Transmissão acontece no dia 22 de julho, às 18h, no canal da PUCRS no YouTube

30/06/2020 - 16h51
Live de Cabeceira, literatura, Bernardo Carvalho

Foto: Júlia Moraes

O Instituto de Cultura tem como uma de suas marcas a promoção de encontros entre leitores e escritores da cena literária contemporânea, mesmo no período de distanciamento socialPor isso, a série Live de Cabeceira promove entrevistas online e ao vivo com autores do Brasil e do mundo. O projeto segue sua programação no mês de julho todas as quartas-feiras, às 18h, no canal da PUCRS no YouTube e no perfil PUCRS Cultura no Facebook. Após a transmissão, os vídeos seguem disponíveis para acesso. Com mediação do escritor Reginaldo Pujol Filho, os convidados discutem o atual momento e refletem sobre a força da literatura, fazendo recomendações de livros e realizando a leitura de trechos de contos, romances e poemas. Nesta semana, o convidado é o escritor Bernardo Carvalho.

Sobre o convidado

Bernardo Carvalho é escritor, jornalista, dramaturgo e tradutor. É autor de um livro de contos Aberração (1993), de três peças de teatro e de onze romances, entre eles, Nove Noites (2002), vencedor do Prêmio Machado de Assis e do Prêmio Portugal Telecom, Reprodução (2013), ganhador do Prêmio Jabuti e Simpatia pelo Demônio (2016)Seus livros estão traduzidos em mais de dez idiomas. Algumas de suas crônicas, críticas e ficções curtas publicadas na Folha de S. Paulo foram reunidas no volume O Mundo Fora dos Eixos (2006). Foi professor convidado do departamento de literatura comparada da Freie Universität, em Berlim, durante o semestre de inverno 2019/2020. Atualmente, faz parte do quadro de colunistas da Folha de S. Paulo, jornal para o qual também trabalhou como correspondente, em Paris e Nova York.

Sobre o mediador

Reginaldo Pujol Filho é autor dos livros Não, não é bem isso (2019), Só faltou o título (2015), Quero ser Reginaldo Pujol Filho (2010) e Azar do personagem (2007). É doutor e mestre em Escrita Criativa pela PUCRS e tem pós-graduação em Artes da Escrita pela Universidade Nova de Lisboa. Escreve ensaios, críticas e resenhas para veículos como Folha de SP, O Globo, Zero Hora, Suplemento Pernambuco, entre outros. Ministra cursos e workshops de literatura e escrita criativa.

Compartilhe