Lançamento do Idear

Espaço que conecta ensino ao empreendedorismo, à criatividade e à inovação

02/08/2016 - 10h25
Foto: Camila Cunha - Ascom/PUCRS

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

Pensado com a missão de despertar os alunos da PUCRS para uma atitude empreendedora e inovadora, o Idear será lançado nesta segunda-feira, 8 de agosto. Durante toda a semana, uma intensa programação marcará o início dos trabalhos no espaço, que está localizado na área central do Campus, no prédio 15. A cerimônia oficial ocorre às 17h30min no Espaço Cultural da Biblioteca Central Irmão José Otão, onde, logo após, o professor Matthew Wettergreen, da Rice University, ministrará uma palestra sobre A Inovação e o Movimento Maker. Durante a atividade ele abordará como implementar esse movimento na Universidade, além de diferentes ações para resolver problemas. Wettergreen atua com prototipagem de projetos, empreendedorismo e tutoria de equipes de projetos de engenharia interdisciplinares. O primeiro dia será encerrado com uma apresentação de piano do professor Wilson Marchionatti e a inauguração da parede empreendedora no Idear, que contará com frases de ex-alunos da Universidade que buscaram a inovação em negócios próprios.

Além das atividades abertas ao público ao longo da semana, algumas são destinadas aos alunos da Instituição, como é o caso do workshop Pensando Alto: Resolvendo Problemas com Objetos Simples, também com o professor da Rice University. Para os professores da PUCRS, há workshops ligados a métodos para medir competências relacionadas a projetos de empreendedorismo. A programação completa está disponível no site do Idear (www.pucrs.br/idear/agenda).

O objetivo do novo espaço é incentivar o primeiro passo, conectando o estudante de Graduação e Pós-Graduação ao ecossistema de empreendedorismo da Universidade, do qual também fazem parte a Incubadora de Empresas Raiar e o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). No Idear, serão oferecidas disciplinas eletivas, cursos de extensão, palestras, capacitação para professores e eventos que estimularão os participantes a desenvolverem competências para transformar ideias em ação. O local ajuda a formar profissionais de diferentes áreas, que tenham vontade de mudar o mundo e gerar impacto na sociedade e surgiu com a disciplina chamada Projeto Desafios, que, desde o primeiro semestre, reúne alunos de diferentes cursos com o propósito de trabalhar o tema de forma interdisciplinar. Pensado a partir do conceito de Impact Labs (Laboratórios de Impacto), o Idear contará com salas de aula e recursos pedagógicos inovadores, para utilizar metodologias de ensino diferentes, como sala de aula invertida, e que envolvam inovação e prototipagem. O aluno que procurar o local vai encontrar também uma consultoria para iniciar seu projeto.