Insolação – solo cômico de Gabriella Argento

18/07/2022 - 18h32

Gabriella Argento em Insolação

No dia 25 de agosto, quinta-feira, às 20h, a PUCRS Cultura promove a apresentação do solo cômico Insolação, da atriz e palhaça Gabriella Argento. Em seguida, ocorre um bate-papo entre a artista e o escritor e jornalista Fred Linardi, autor do livro Onze Estreias – obra que fala sobre a trajetória de Gabriella Argento e que será lançada nessa mesma noite. A mediação da conversa é feita pela escritora e doutoranda em Escrita Criativa da PUCRS Gisela Rodriguez. O evento acontece no Teatro da PUCRS – Prédio 40, com entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no Ateliê PUCRS Cultura (Prédio 30, Escola Politécnica) entre os dias 22 e 24 de agosto, das 12h às 17h, ou na bilheteria do Teatro a partir das 18h, no dia do evento. A distribuição é limitada a 2 ingressos por pessoa.  

Em sua trajetória como atriz, a santista Gabriella Argento encontrou a essência de sua palhaça Du’Porto e descobriu a realidade que é viver de arte no Brasil. Passou por palcos, corredores de hospitais, cruzeiros turísticos e salas de aula. No meio disso tudo, foi a primeira palhaça brasileira no Cirque du Soleil. No solo cômico Insolação, a palhaça Du’Porto volta aos palcos para dividir com o público poesia, música, cenas, impressões do mundo e das pessoas, além de causos da sua trajetória e dos bastidores do maior circo do mundo.  

A história de vida da atriz assim como a reflexão da arte circense e da palhaçaria são o mote para a narrativa de Onze estreias, de Fred Linardi. Publicado pela editora O Grifo, o livro vem a público já laureado com o Prêmio Literário Cidade de Manaus, que venceu em 2019 na categoria livro-reportagem. Mesclando o método da investigação íntima com a prosa literária, a narrativa mostra que o riso e o abismo são mais próximos do que se imagina. Gabriella e suas estreias, altos e baixos da bipolaridade, assim como a solitude circense, ajudam a entender o lado mais humano de alguém que vive em busca da risada alheia. 

Sobre A artista 

Gabriella Argento é atriz e palhaça, nascida em Santos e radicada em São Paulo. Durante sua formação em Teatro, descobriu a linguagem do palhaço e seguiu por esse caminho em suas atuações e pesquisas nas artes cênicas pelos anos seguintes. Passou por importantes grupos de teatro, como o Jogando no Quintal e organizações como os Doutores da Alegria. Ministrou oficinas de palhaço e atuou em peças, até se tornar a primeira palhaça brasileira a ser contratada pelo Cirque du Soleil. Hoje, segue sua carreira como atriz, palhaça, palestrante e professora. Seu maior foco é entender a profundidade e a filosofia por trás do nariz de palhaço, a menor máscara do mundo. 

Sobre o escritor 

Fred Linardi é escritor e professor, natural de Americana (SP) e radicado em Porto Alegre. Graduado em jornalismo pelo Mackenzie, mestre e doutorando em Escrita Criativa pela PUCRS, ministra oficinas de escrita de não ficção e contos. Já escreveu mais de uma dezena de livros de histórias de vida, que estão nas prateleiras particulares de seus protagonistas. Foi contemplado com os prêmios Josué Guimarães, Paulo Leminski e Cidade de Manaus. É também palhaço, tendo nesta trajetória a inspiração para Onze estreias. 

 

Sobre a mediadora 

Gisela Rodriguez é mestra e doutoranda em Escrita Criativa pela PUCRS; atriz e diretora de teatro pela Faculdade CAL de Artes Cênicas (RJ). É autora do livro de poemas e fotografias Desordem (FUMPROARTE, 2015) e dos romances Entre a neve e o deserto (Libretos Editora, 2014) e Breve como tudo (Editora Bestiário, 2021). Atualmente, trabalha com teatro e literatura e é professora de teatro. 

Serviço 

  • O quê? Insolação e lançamento do livro Onze Estreias 
  • Quando? 25/08 (quinta-feira) 
  • Que horas? 20h 
  • Onde? Teatro da PUCRS, Prédio 40 – Campus PUCRS, Av. Ipiranga, 6681
  • Entrada gratuita mediante apresentação de ingresso, que pode ser retirado no Ateliê PUCRS Cultura (Prédio 30, Escola Politécnica) entre os dias 22 e 24 de agosto, das 12h às 17h, ou na bilheteria do Teatro a partir das 18h, no dia do evento.
Compartilhe