Grupos de 27 instituições de educação superior marista participam do encontro online

13/10/2021 - 11h24

Nesta quinta-feira, dia 14 de outubro, será realizado o I Encontro de Observatório Juventudes e Espaços Juvenis da Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior, de forma online, pelo Zoom. O evento reunirá equipes de Pastoral, membros dos Observatórios Juventudes das IES, Pastoral Juvenil Marista (Colégios Maristas e Universidades) e lideranças das IES. Para participar, basta utilizar os códigos de acesso da reunião, disponíveis abaixo:

Uma temática para dialogar

A partir do tema As juventudes no DNA Marista: a cultura do encontro com as gerações contemporâneas por meio da interlocução com os Observatórios Juventudes, o evento tem como objetivo compartilhar boas práticas existentes nos observatórios de Juventudes das IES Maristas, aprofundar a temática das Juventudes à luz das pesquisas realizadas pelos espaços de Pesquisa das Universidades; propor estratégias de atuação conjunta e compartilhamento de ações entre as IES.

O evento, com duração de duas horas, prevê um momento de acolhida com o vice-reitor Ir. Manuir Mentges, Presidente da Rede Marista Internacional de IES, e com um representante da Casa Geral do Instituto Marista. Na sequência, a programação contará com a participação do professor Roberto Rafael Dias da Silva, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Ele conduzirá a conferência A cultura do encontro com as jovens gerações universitárias nos atuais cenários.

Na segunda parte do evento, serão apresentados cases de atuação com as juventudes no México e o trabalho desenvolvido dos Observatórios Juventudes da PUCRS e da PUCPR. Para o encerramento, está prevista uma roda de conversa para a partilha de insights e provocações fruto do evento.