Festiva – Literatura na cidade: encontros possíveis em tempos de isolamento

Evento promovido pela Escola de Humanidades acontece de 28 a 30 de setembro, de forma virtual

10/09/2021 - 13h59

FestivaDos dias 28 a 30 de setembro, acontece a Festiva – a Festa do Grupo Cartografias Narrativas da Escola de Humanidades da PUCRS, com o tema Literatura na cidade: encontros possíveis em tempos de isolamento. Nessa edição, o evento acontece inteiramente no formato online, com bate-papos ao vivo que serão transmitidos, às 17h30min, no canal da PUCRS no YouTube e no Facebook da PUCRS Cultura. Ainda haverá a participação de Saraus Diminutos, vídeos de leituras e performances de escritoras e escritores, que serão veiculados nas redes sociais da @festivapucrs.

A edição deste ano celebra a cidade e o alcance da palavra. As conversas que integram a programação abordam os encontros que a literatura segue nos proporcionando, mesmo quando as pessoas estão isoladas dentro de suas casas. O evento, que está em sua nona edição, surgiu em 2013, no Grupo de Pesquisa Cartografias Narrativas em Língua Portuguesa: Redes e Enredos de Subjetividade, do programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de Humanidades, coordenado pelo professor Paulo Ricardo Kralik Angelini. A ideia surgiu como uma maneira de fortalecer a área então incipiente da Escrita Criativa em ambiente acadêmico, num encontro em que fosse possível divulgar os talentos de escritores e escritoras que são alunos, em diálogo com profissionais de outros espaços, outras universidades e outros mercados.

Confira a programação

• 28/09 – Teatro sem palco: as artes cênicas através das telas e do mundo digital. Mesa com Natasha Centenaro e Sandro Marques, com mediação de Gisela Rodriguez.
  • 29/09 – Escrevendo a cidade: conversa sobre as experiências da escrita quando as ruas se esvaziam. Mesa com Geysiane Andrade e Pablito Aguiar, com mediação de Andrezza Postay.
  • 30/09 – Sarau em casa: as alternativas encontradas para este formato que sempre teve o encontro presencial como um dos pilares. Mesa com Lilian Rocha e Mariam Pessah, com mediação de Gabriella Richinitti.