Exposição | Retratos Gaúchos – Olhares inesperados

25/10/2022 - 15h29

Foto: Eurico Salis

No dia 4 de novembro, sexta-feira, às 17h, a PUCRS Cultura promove a abertura da exposição Retratos Gaúchos – Olhares Inesperados, composta por retratos publicados no livro de mesmo nome, da autoria de Eurico Salis. O evento de abertura, que conta com a presença do fotógrafo, ocorre no Saguão da Biblioteca Central da PUCRS (Prédio 16), onde a exposição fica disponível até o dia 30 de novembro.  

Para captar as imagens do livro, Eurico Salis percorreu mais de quarenta cidades do Rio Grande do Sul, num total de vinte mil quilômetros trilhados por estradas rurais e urbanas. Nesse caminho, registrou a diversidade do povo brasileiro ao fotografar pessoas em meio a suas atividades diárias, seja no trabalho, numa caminhada pela praça, numa ida à feira ou à escola. São imagens que carregam desejos e sentimentos dos indivíduos retratados: sem cerimônia, trazem a beleza das histórias inesperadas, narradas na beira de um olhar.  

Retratos Gaúchos – Olhares Inesperados conta também com uma mostra digital disponível nas redes do projeto (Instagram e Facebook), com fotos do livro, autorretratos dos participantes, vídeos de bastidores e curiosidades. Além disso, o Ateliê PUCRS Cultura promove duas turmas da Oficina de Retrato como Identidade Cultural, que trata da produção fotográfica do livro. Ministrada pelo fotógrafo Eurico Salis, a atividade é oferecida nos dias 7 e 8 de novembro, das 14h30 às 15h30, com inscrições gratuitas e vagas limitadas. Para mais informações, clique aqui. 

Sobre o fotógrafo 

Eurico Salis é autor de diversos livros de fotografia, como Cidades Gaúchas – Paisagens Urbanas (2010), Rio Grande do Sul – O Solo e o Homem (2013), A Força da Terra, (2015) e Rio Grande do Sul – Homens e Máquinas (2017). Já recebeu, entre outras premiações, o Prêmio Joaquim Felizardo de Fotografia e o prêmio de melhor livro concedido pela Abigraf-RS (Associação Brasileira de Indústria Gráfica) em 2012. Sua exposição The Power of the Land, com fotografias de pequenos agricultores brasileiros, marcou presença na ExpoMilão de 2015 e, mais tarde, em mostras individuais em Paris e Bruxelas.   

Serviço 

  • O quê? Exposição: Retratos gaúchos – Olhares inesperados 
  • Data: 4 de novembro (sexta-feira) até 30 de novembro (terça-feira) 
  • Local: Saguão da Biblioteca Central – Térreo do Prédio 16 
  • Entrada gratuita, aberta ao público 
Compartilhe