Exposição 200 anos de Fritz Müller – Príncipe dos Observadores

Mostra acontece até 21 de junho, no átrio do prédio 9 da Escola de Humanidades da PUCRS

02/06/2022 - 18h50

O Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) recebe, a partir do dia 13 de junho, a exposição 200 anos de Fritz Müller – Príncipe dos Observadores, em comemoração ao bicentenário de nascimento desse importante naturalista. A abertura será realizada às 16h no auditório do prédio 9 da PUCRS pelo convidado Dr. Luiz Roberto de Oliveira Fontes, do Grupo Desterro – Fritz Müller 200 anos. A iniciativa faz parte da programação especial do CDEA na Semana da Língua Alemã 2022, que ainda conta com lives sobre Tradução de literatura contemporânea em língua alemã para a língua portuguesa e sobre o lançamento do e-book Die Mottersproch in der Vielfalt des Deutschen.

A exposição possibilitará ao público visitante uma experiência inusitada envolvendo história, arte, cultura, patrimônio e educação. Poderá ser vivenciada e servir como experiência, bem como material didático, de pesquisas e de estudos por trazer, para o tempo real e presente, uma consistente biografia de Fritz Müller e seu legado, em múltiplas abordagens e materiais.

A mostra ficará em cartaz até 21 de junho, no átrio do prédio 9 da Escola de Humanidades da PUCRS. O horário de visitação será das 8h às 22h, de segunda-feira a sexta-feira.

Sobre Fritz Müller

No século XIX, uma figura distinguiu-se na Colônia Blumenau, o naturalista Fritz Müller, que em 1856 veio morar em Desterro, onde permaneceu por 11 anos como professor e como pesquisador da natureza. Em Desterro/Florianópolis-SC conheceu a obra “A Origem das Espécies e a Seleção Natural” que viria imortalizar outro cientista chamado Charles Darwin. Fritz Müller, encantado com a nova teoria, aprofundou estudos e observações que já vinha fazendo e que resultaram na publicação na Alemanha do livro chamado “Für Darwin” (Para Darwin) que trazia uma série de evidências muito bem fundamentadas. Esse suporte científico à nova teoria foi prontamente reconhecido e aceito por Darwin. Devido à notabilidade das informações ali contidas, Darwin solicitou a Müller permissão para tradução do livro para o inglês, com os custos pagos pelo próprio Darwin. Ambos, ao seu tempo, foram cientistas inovadores na vanguarda das pesquisas e do conhecimento que alteraram o rumo da ciência mundial sobre a natureza.

Nascido alemão, Fritz Müller optou por naturalizar-se e aqui viver e produzir, sendo, portanto, um brasileiro, que merece ter sua vida e sua obra relembradas.

Em Desterro/Florianópolis, onde viveu por 11 anos e fez estudos reveladores sobre a fauna de invertebrados marinhos que lhe deram projeção internacional, Fritz Müller era também conhecido entre os cientistas alemães como Müller-Desterro para distingui-lo de outros Müller cientistas da época visto que este sobrenome era muito comum na Alemanha.

Sobre o CDEA

O Centro de Estudos Alemães e Europeus, sediado na PUCRS e na UFRGS, dedica-se, de maneira interdisciplinar, à discussão de três fenômenos chave – globalização, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural – no contexto de diferentes experiências e construções na Europa/Alemanha e no Brasil.

• O que: Exposição 200 anos de Fritz Müller – Príncipe dos Observadores
  • Data: De 13/06 a 21/06