Espaço Jovem Cientista 2020

Inscrições podem ser realizadas até o dia 6 de novembro

28/10/2020 - 14h40

Salão de Iniciação Científica, Espaço Jovem CientistaAté o dia 6 de novembro, escolas da educação básica podem realizar as pré-inscrições com envio dos resumos dos trabalhos para participar do Espaço Jovem Cientista, promovido pelo Museu de Ciências e Tecnologia e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS. Na edição de 2020, em virtude da pandemia da Covid-19, o evento será realizado totalmente no formato online. Após a análise dos resumos, os trabalhos selecionados participarão do evento através do envio de vídeos curtos, contendo a filmagem dos integrantes dos grupos apresentando os seus projetos de pesquisa. O regulamento completo, com maiores informações para as inscrições de trabalhos, já estará disponível no site do Espaço Jovem Cientista.

O Espaço Jovem Cientista oportuniza a atuação de alunos da educação básica e incentiva a produção científica possibilitando a apresentação de pesquisas realizadas em suas escolas. Este espaço de socialização das atividades de pesquisa envolve alunos e professores de diferentes escolas do estado do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros.

Em 2019, 529 trabalhos foram recebidos. Destes, 240 trabalhos foram selecionados nas áreas da saúde, das humanidades, da engenharia genética e das energias renováveis.  Mais de 700 alunos de 44 escolas de 10 cidades do RS participaram do evento, que selecionou 13 trabalhos como destaque da edição. Os trabalhos premiados abordaram diferentes assuntos, como: o movimento antivacina, a doença celíaca, os distúrbios da mente: ansiedade e insônia, transplante de medula, os animais abandonados e a sociedade, a sexualização de crianças e adolescentes e engenharia genética, energias renováveis.