Entrevista com a fotógrafa e cineasta francesa Charlotte Dafol | Sem Estúdio

Programa de entrevista acontece nesta terça-feira, 20 de outubro, às 19h, pelo Facebook do Editorial J

19/10/2020 - 14h02

Sem Estúdio, Charlotte Dafol, Jornalismo, Famecos, Editorial JNesta terça-feira, 20 de outubro, às 19h, acontece mais um episódio programa Sem Estúdio, uma produção do Editorial J, Laboratório Convergente do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. Nesta temporada, o tema abordado será Direitos Humanos. A convidada deste episódio é a fotógrafa e cineasta francesa Charlotte Dafol, que debaterá sobre as mídias alternativas e a população de rua. A transmissão ocorre na página do Facebook do Editorial J e o público pode mandar suas perguntas nos comentários para serem lidos no ar.

Sobre a convidada

Charlotte se define como cineasta, fotógrafa, autora ou musicista, conforme o pedido. Radicada no Brasil desde 2013, reside em Porto Alegre, tendo morado, também, por mais de um ano no Rio de Janeiro (2017 – 2018). É formada em História e trabalha como atendente em bares e feiras. No Brasil, começou a trabalhar com diversas mídias independentes, como o Coletivo Catarse, a Agência de Notícias das Favelas e Fotoguerrilha, produzindo vídeos, fotos, textos e reportagens de campo. Integrante da Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (ALICE), responsável pela edição, diagramação e sustento do Boca de Rua, o primeiro longa-metragem de Charlotte foi justamente sobre o jornal produzido por moradores de rua. O documentário se chama “De olhos abertos” e teve a pré-estreia durante o 1º CIndie Festival, que exibe filmes brasileiros, independentes e que não tenham sido explorados pelo circuito comercial de exibição no Brasil.

Sobre o programa

O episódio desta semana é o oitavo da atual temporada, que tem como temática os Direitos Humanos e já recebeu, dentre outros nomes, Preto Zezé (presidente da CUFA), Ailton Krenak (líder indígena) e Valéria Barcellos (cantora gaúcha). Na primeira temporada, a pauta foi o jornalismo, entre os entrevistados estiveram Isabel Vincent (New York Post), José Roberto de Toledo (Revista Piauí), Pedro Dória (Canal Meio) e Marcelo Canellas (Rede Globo). Todas as entrevistas estão disponíveis para serem assistidas no Facebook do J. O Sem Estúdio alcança, em média, mais de duas mil pessoas em cada uma das suas edições através da rede social.

Há nove anos, o Editorial J recebe estagiários e alunos voluntários dos mais variados semestres, que produzem, diariamente, conteúdos em diversas linguagens e plataformas. Neste período, o grupo já conquistou 27 prêmios de jornalismo regionais e nacionais. A produção pode ser encontrada no site e nas redes do @editorialj.